Franca Blog

Avaliações de Suplementos

Como os seus hormônios afetam a sua pele antes, durante e depois da menstruação? – Blog do Dica

Oiee, maravitchosa! Eu tenho certeza que você já ouviu inúmeras pessoas falarem que o período menstrual afeta a sua pele (arrisco dizer que você em algum momento já falou isso), né? Afinal, muitas vezes atribuímos o surgimento de espinhas ao período menstrual. Mas você sabe como é o funcionamento do seu ciclo?

Hoje eu vou explicar um pouco melhor como funciona este processo no seu organismo para que você saiba de fato o que acontece com o seu corpo durantes este período. Bora lá?

Não é novidade que todas nós temos dias bons e ruins para a nossa pele, muitas coisas podem afetar a nossa pele para que ela esteja ‘boa’ ou ‘ruim’. Alguns destes fatores são: estresse, alimentação, produtos que usamos e tudo aquilo que colocamos em contato com a nossa pele de modo geral.

Cada dia do seu ciclo menstrual é refletido de uma maneira diferente nos níveis dos nossos três principais hormônios: estrogênio, progesterona e testosterona. Obviamente, dentro da perfeição da criação do corpo, nós fomos projetadas para lidar com estes hormônios (aquilo que eu falo sempre sobre conhecer o seu corpo e dar a ele aquilo que ele pede, sabe?), mas essa flutuação nos níveis hormonais afeta diretamente a forma como você vê e sente a si mesma e as coisas ao seu redor.

O gráfico abaixo, desenvolvido para as minhas alunas do Programa Acne Control (elas sabem t-u-d-o sobre os altos e baixos dos hormônios, eu ensino tudo no programa – turma de espera ACP turma 4), exemplifica melhor a forma como o seu corpo se comporta nestes períodos.

Dias 1 – 7: Menstruação (quando o ciclo reinicia)

O dia 1 do ciclo menstrual, é o primeiro dia da menstruação (você sabia disso? Seu ciclo começa na menstruação, não na TPM ou nas cólicas que antecedem a menstruação). Neste período, os três hormônios que falamos ali em cima (estrogênio, progesterona, testosterona) estão com níveis baixos. O estrogênio e a testosterona começam a aumentar no terceiro dia do seu ciclo.

Os impactos hormonais que você irá sentir aqui são no seu humor (olá TPM) e metabolismo. Um outro ponto bacana para você saber, é que dos dias 1 a 3, a baixa produção de estrogênio afeta a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico – tem post no blog explicando o que é e por que ele é importante para a sua pele, veja mais clicando aqui.

  • O que você pode fazer para se ajustar a este período?

Use cremes e hidratantes naturais (lembre-se que o seu corpo absorve 60% daquilo que você coloca nele [Tem post falando sobre isso aqui]. Cremes a base de nozes, sementes e cascas de plantas. Estes ingredientes são seguros e eficazes na ‘imitação’ do estrogênio que a sua pele precisa, ajudando na clareza e luminosidade. Uma outra coisa que você pode fazer, é aumentar o consumo de proteínas ‘plant based’ (baseada em plantas), como nozes, manteiga de nozes, grão de bico e vagem verde. Beba MUITAAA água, sua pele está pedindo por mais elasticidade, logo, evitar a cafeína, açúcar e carboidratos, também é importante!

Dias 8-15: A semana da Vênus

Na segunda semana do seu período, o estrogênio e a testosterona estão se elevando em conjunto, é o período que antecede a sua ovulação (que fica ali entre o 14-15 dia). Este período é conhecido como a semana da Vênus por alguns profissionais da saúde íntima feminina, por que é a semana em que os seus hormônios irão fazer você se sentir maravilhosa.

Aqui, o dinamismo e o poder que estes hormônios têm, tendem a aumentar o seu pensamento positivo, bem como a sua autoconfiança, seu romantismo e o seu desejo! Por quê? O modo de trabalhar do estrogênio e da testosterona juntos, é reforçado pelo aumento da sua dopamina e endorfina, que estimulam o seu humor e a sua energia. Aqui meu amô, sua pele estará brilhante.

  • O que você pode fazer para se ajustar a este período?

Bom, eu sempre falo para vocês que menos é mais! Aqui, não será diferente. Maquiagens menos carregadas (bem natural). Tente reduzir o açúcar e o carboidrato para manter o brilho da sua pele e não esqueça a sua skincare, isso irá prolongar os bons dias da sua pele!

Dias 16-28 – Os dias da progesterona!

Logo depois do seu período de ovulação, o estrogênio e a testosterona dão espaço para a sua progesterona! A progesterona é o hormônio mãe na proteção na gravidez, estando você grávida ou não, ele assume o controle do seu corpo.

A função principal da progesterona, é encorajar o descanso e a alimentação, logo, neste período, provavelmente você irá sentir mais fome e menos energia. É aquele momento onde você fica mais retraída, mas concentrada em você e nos seus objetivos individuais e na sua própria organização. Para quem gosta da prática de meditação (independente do estilo), neste período é quando você sente maior necessidade em realizar a prática.

  • Como os seus hormônios vão afetar o seu jeito de ver e de se sentir nesta semana?

Bom, como falei ali em cima, você tenderá a estar mais retraída durantes estes dias. A queda suave do estrogênio e da testosterona após ovulação, pode não ser o que todas esperam, pode causar até certa decepção. Porque quando a progesterona aumenta, o seu metabolismo tende a ficar um pouco mais lento, e você pode se sentir mais inchada.

O interessante desta etapa do ciclo, é que quando a própria progesterona começa a cair, o seu humor fica um pouquinho mais instável. Isso acontece porque estes três grandes hormônios, sustentam algumas substâncias químicas cerebrais que fazem você se sentir bem, e a queda deles faz com que a dopamina, endorfinas e serotonina, também caiam. E é aqui que as famigeradas espinhas e acnes tendem a dar o ar da graça na nossa pele.

  • O que você pode fazer para ajudar seu organismo neste período?

Se você é DiCA raiz, sabe que as melhores soluções para ajudar no humor e no intestino lento, é a prática de exercícios físicos! 30 minutos por dia, todos os dias.

Cuidado com os alimentos e produtos que você irá ingerir/usar esta semana. Lembre-se que ela é a semana que antecede a sua menstruação, então você tem muitas chances de estourar acnes. Fique de olho nos seus gatilhos alimentares, emocionais e físicos, mantenha sua skincare em dia, consuma bastante água.

Aqui também é um bom momento para você usar máscaras hidratantes.

Dica do DiCA: no Instagram @dicadepele se você usar a #spadodica vai encontrar diversas receitinhas caseiras super fáceis que você pode fazer em casa!

Eai, você já sabia de tudo isso que te contei hoje? Entender o ciclo feminino tem sido um desafio, entender as nossas mudanças em cada fase e saber o que é melhor para nosso corpo, mente e pele é fundamental para nos ajudar neste processo. É como eu sempre falo: antes de mais nada, conheça o seu corpo.

Se você precisa de ajuda para se aprofundar neste processo de autoconhecimento, já se inscreva para lista de espera da turma 4 do Programa Acne Control, nele eu te ensino sobre autoconhecimento feminino, ciclo das sementes e muito mais!

Fique com Deus, um beijo e até semana que vem!

Van Marracini

acne hormacne na mulher adultaCiclo das Sementesciclo menstrualEspinhasHidrataçãohormôniosmenstruaçãoPele Acneicapele hidratadaPele Madurapele mistaPele Oleosapele secaRoacutanTPM

Franca Blog

Voltar ao topo