Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

segunda, 13/05/2013, 0:00h

Peeters: Derrida, Biografia

de Benoit Peeters

Benoit Peeters está no Brasil, em maio, para o lançamento de seu livro Derrida, uma Biografia (Civilização Brasileira/Record).

Primeira grande biografia do filósofo francês Jacques Derrida (1930-2004), o livro de Peeters nos oferece um painel completo: desde a infância em El-Biar, subúrbio de Argel, passando pelos estudos no Liceu Louis Le-Grand em Paris e pela formação na École Normale Supérieure, até se tornar uma estrela internacional, já como professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales.

Além de exumar os arquivos Derrida do Institut Mémoires de l’Édition Contemporaine (Imec) e da Universidade da Califórnia, em Irvine (que rendeu um outro livro, Trois ans avec Derrida), Peeters entrevistou uma centena de colaboradores, amigos, parentes e alunos, dentre os quais o professor Evando Nascimento, que assina a revisão técnica e o prefácio da edição brasileira (com tradução de André Telles).

Nascido em Paris em 1956, ex-aluno de Barthes, filósofo de formação mas novelista, crítico, biógrafo e também importante quadrinista, Benoit Peeters é autor de diversas obras, dentre as quais Hergé fils de Tintin e Nous est un autre (ed. Flammarion).

As conferências e debates com Benoît Peeters, sob a coordenação de Evando Nascimento (que organiza o giro do autor pelo Sudeste em parceria com o Escritório do Livro da Embaixada da França), ocorrerão nos seguintes locais e horários:

Dia 13 de maio, 20hs: Centro Maria Antonia (USP)
Rua Maria Antonia, 258 e 294,Vila Buarque – São Paulo. Fone: (11) 3123 5200

Dia 15 de maio, 18h00: Mediateca da Maison de France
Av. Presidente Antonio Carlos, 58 / 11º andar, Centro – Rio de Janeiro. Fone: (21) 3974 6699 – ramal 6669.

Dia 16 de maio, 14hs: UFJF
Auditório da Faculdade de Letras, Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora. Fone: (32) 2102 3118.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]