Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 25/04/2013, 0:00h
-

-

[+]

O Processo Civil Francês / Direitos Humanos na França

Lançamento do livro de Luiz Guilherme Marques

Luiz Guilherme Marques é juiz de direito em Juiz de Fora, Minas Gerais, e autor de cerca de mil artigos jurídicos e de cerca de sessenta livros, sendo três voltados para o Direito francês: “A Justiça da França – um modelo em Questão”, LED, 2001; “Direitos Humanos na França”, Letras Jurídicas, 2013; e “O Processo Civil francês“, Letras Jurídicas, 2013.

O Processo Civil na França:

Palavra do editor:

“O Processo Civil francês representa um modelo de simplicidade e objetividade, resultado de muito esforço, inclusive do próprio Napoleão Bonaparte, que, quando chefe de Estado daquele país, tomou parte pessoalmente nos debates sobre as leis mais importantes, como os Códigos, que, na sua essência, permanecem vigendo até hoje, passados mais de dois séculos.
No nosso país temos a febre das inovações precipitadas, editando-se leis desnecessárias e contraditórias, mas, sobretudo, pouco objetivas. Aqui se tem supervalorizado o Processo Civil, no seu sentido negativo, gerando dúvidas entre os operadores do Direito, que, ao invés de investirem esforços na efetividade dos direitos de cada cidadão, perdem enorme e precioso tempo nas discussões bizantinas sobre minudências e detalhismos de ordem estritamente processual, abarrotando o Judiciário de processos, que nunca terminam, e gerando o descrédito da Justiça, apontada como morosa e ineficiente.
É preciso que os atuais idealizadores do novo Código de Processo Civil pensem na nova Lei como uma ferramenta estritamente prática e funcional e não em um monumento teórico, mas ineficaz, para solucionar rápida e simplificadamente as questões jurídicas de natureza cível.
Modernidade significa eficiência e simplicidade.
Como diz, com inteira razão, o jurista citado pelo autor desta obra: “um bom Direito deve ser simples e compreensível por todos”.
Como editor, sinto-me honrado em também contribuir, com a edição desta obra simples na aparência, mas dotada de grande percuciência, para a melhoria do Direito Processual Civil brasileiro, uma vez que também cursei uma Faculdade de Direito e vi a complexidade desnecessária e sem atualidade do nosso Direito em geral.
O editor”

Os Direitos Humanos na França:

Além de O processo civil francês, Luiz Guilherme Marques também lançará no próximo dia 25, o livro Direitos Humanos na França:

“O presente estudo se apresenta dividido em duas partes: a primeira, em que são tratados os temas comuns de Direitos Humanos, e, a segunda, com a menção a acórdãos da Corte Européia dos Direitos Humanos nos casos em que a França figura como recorrida.” Palavras do autor em sua introdução de Direitos Humanos na França.

 

 


Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]