Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 08/06/2010, 0:00h
-

-

[+]

Metamorfoses do corpo

Metamorfoses do corpo

14h> Credenciamento

15h > Conferência : Metamorfoses do corpo
Claude Fischler (CNRS, co-diretor do Centre Edgar Morin)

16h30 > Diálogo: O corpo como capital
Mirian Goldenberg (UFRJ)
Claude Fischler
Mediação: Regina Orth de Aragão (PUC-Rio)

Propõe-se uma reflexão sobre a construção social de corpos femininos e masculinos em uma cultura que transforma corpos « naturais » em corpos aprisionados por modelos inalcançáveis. Como afirma Claude Fischler ao referir-se à naturalização desses padrões, “o corpo se tornará seu próprio corpete”. Através de um estudo de gênero, o sociólogo e a antropóloga Mirian Goldenberg buscam combater os estereótipos que permeiam a relação do homem com o seu próprio corpo. Eles irão debater questões como o medo do envelhecimento, a eterna busca pela magreza, a padronização da beleza, os dilemas da alimentação, etc. A partir de suas pesquisas de campo colocam em questão verdades, mitos e tabus acerca do olhar do homem sobre seu corpo.

Claude Fischler é sociólogo, Diretor de Pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique e co-diretor do Centro Edgar Morin, associado à Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Co-fundador do Institut Interdisciplinaire d’Anthropologie du Contemporain, é também membro do conselho editorial da revista Communications e do conselho de diretores da Agência Francesa de Segurança Alimentar.  Participou, em 1970, na criação do Groupe de diagnostique sociologique, conduzido por Edgar Morin. Interessa-sa pelo papel da mídia na difusão da informação e pelas questões ambientais e de desenvolvimento. A partir de 1974, começou a desenvolver estudos sobre a dimensão social e antropológica da alimentação humana, assim como as relações do homem com seu corpo. Assim, faz de magro, jovem, bonito e perfeito, categorias culturalmente delimitadas.  Para Claude Fischler, o homem nutre-se também de imaginário e de significados, partilhando representações coletivas.

Mirian Goldenberg é antropóloga e professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem pesquisas na área de Antropologia Urbana, com ênfase nos estudos de gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e desvio, conjugalidade, sexualidade, infidelidade, corpo e envelhecimento. Assim, Mirian Goldenberg estuda a cultura do corpo e busca combater os estereótipos e os preconceitos que cercam, principalmente, o mundo feminino.

Regina Orth de Aragão é psicanalista, Mestre em Psicologia Clinica pela PUC/SP, Especialista em Psicopatologia da Infância pela Universidade de Paris V. Atualmente é Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica com Crianças na PUC/RJ, e supervisora do Seminário de formação em observação psicanalítica da relação mãe-bebê da ABEBÊ – Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê, da qual é fundadora e ex-presidente. Um de de seus temas de pesquisa refere-se à constituição do psiquismo, com ênfase na construção do eu corporal no contexto do laço intersubjetivo entre a mãe e a criança.

Ciclo Identidade e Referências: novas definições

Programação

04 de Junho de 2010 – Reflexões sobre a questão judaica

07 de Junho de 2010 – Amor e sexo nos tempos da Internet

08 de Junho de 2010 – Metamorfoses do corpo

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]