SAIBA MAIS

bandeau facebook

Autor

INFORMAÇÕES GERAIS

domingo, 23/10/2016, 17:00h
Brasilia

Arena Jovem Cecília Meireles - Estádio Nacional Mané Garrincha

[+]

Leonora Miano na Bienal do livro de Brasilia

Um dos eventos mais relevantes do universo literário no Brasil, a III BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA acontecerá de 21 a 30 de outubro de 2016, no Estádio Nacional Mané Garrincha, com acesso público e gratuito.

Leonora Miano, participará da conferência “Deslocamentos forçados na África de ontem e hoje : como resgatar a criatividade e a autoestima de um continente no mundo globalizado” o dia 23/10/16 às 17h00 (Arena Jovem Cecília Meireles). 

Sessão de autógrafos após o debate.

Com 14 livros publicados, Léonora Miano é uma escritora reconhecida internacionalmente. Nascida em Camarões e radicada na França desde 1991, Léonora explora em suas obras questões como a realidade dos povos africanos, divididos entre sua cultura ancestral e a modernidade, a consciência negra e o feminismo. Seu primeiro romance, L’interieur de la nuit (2005), recebeu vários prêmios e, desde 2013, faz parte do currículo do ensino médio camaronês.

No Brasil, a Pallas Editora lançou Contornos do dia que vem vindo, em 2011. Nesse romance, a escritora conta a história de uma menina abandonada pelos pais depois da guerra que devastou Mboasu, um país africano imaginário. Determinada a reencontrar sua mãe e a compreender sua história, ela parte em uma jornada na qual enfrenta violência, prostituição e superstição religiosa. Por essa obra, Léonora recebeu o Prêmio Goncourt des Lycéens.

 

Mas não só os problemas da África recebem atenção da autora. A vida dos imigrantes africanos na França também é tema de algumas das obras de Léonora, nas quais ganham força questões como colonialismo, raça e minorias. Em Blues pour Elise (2010) e Escrits pour la parole (2012), por exemplo, a escritora denuncia a invisibilidade do negro na França, embora a presença marcante da cultura africana nesse país coloque em xeque a noção tradicional de identidade francesa.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]