SAIBA MAIS

Conferências

INFORMAÇÕES GERAIS

segunda, 16/10/2017, 19:00h
Biblioteca da Maison - Espaço Cultural da França

av. Presidente Antonio Carlos, 58 - 11° andar

[+]

David Lapoujade no ciclo “Mutações” 2017

Este ano, filósofos brasileiros e franceses reúnem-se, mais uma vez, no Rio, em Belo Horizonte e Brasília em torno do conceito de Mutações, desta vez para discutir este as dissonâncias do progresso.

Regressões do “progresso”: nascimento de um neofeudalismo? – Conferência de David Lapoujade

Conferência em francês com tradução simultânea

“Não se para de falar das redes, dos desenvolvimentos da informação que constitui um mundo de hipercomunicação no qual os conteúdos se propagam de um ponto a outro do globo. Vimos assim as antigas soberanias perderem sua força em favor de novas formas de controle social e político, inseparáveis do desenvolvimento das novas tecnologias. Mas, correlativamente, esses supostos progressos são acompanhados de uma regressão rumo a relações que imitam a época feudal: um novo sistema de vassalagem. A questão então é: o neoliberalismo ressuscita um neofeudalismo?”

Sobre o conferencista :

David Lapoujade é coordenador de conferências junto à Universidade Paris I e editor póstumo de Gilles Deleuze. Escreveu os livros William James, Empirism e pragmatisme, William e Henry James e Bergson, Puissances du temps, além de ensaios para as coletâneas Mutações: o futuro não é mais o que era e Mutações: fontes passionais da violência. Prepara um livro sobre Deleuze.

E lançamento dos livros da N-1 edições 

Sobre o ciclo “Mutações 2017” : http://www.mutacoes.com.br

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]