Colóquios e seminários

INFORMAÇÕES GERAIS

quarta, 13/06/2018, 19:00h
Centro Cultural Banco Do Brasil - Auditório 4° andar

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

[+]

Atiq Rahimi no CCBB

O centro Cultural Banco do Brasil organiza : A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO

Diferentes contextos levam escritores ao exílio, impactando a escrita, sobretudo quando se cria na língua do país de adoção. Participação de 5 escritores que viveram a experiência por contingência política e de intelectuais que analisam a dimensão existencial da perda e da desterritorialização.

O convidado desta primeira edição é Atiq Rahimi: escritor e cineasta afegão radicado na França. Prêmio Goncourt 2008. Prêmio Olhar para o futuro no Festival de Cannes. Livros: Balada do Calamo, Terra e cinzas, As mil casas do sonho e do terror, Syngué sabour: Pedra de paciência e Maldito seja Dostoiévski.

 

Na dobra da língua: nostalgia, errância, guerra e liberdade

Atiq Rahimi

Paciência persa, memória de infância e ruínas da terra natal encontram na França, território de exílio e acolhida, a liberdade no corpo e na língua; daí nasce uma literatura poética e vigorosa, atravessada pela violência da guerra e pelo apuro de linguagem.

Moderador: Michel Gherman

 

Confire a programação completa do evento aqui : http://culturabancodobrasil.com.br/portal/a-palavra-fora-do-lugar-escritores-refugiados-e-em-risco/

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]