Livro e leitura

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 29/08/2013, 13:00h
Rio de Janeiro - Riocentro

Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca 22780-160 – Rio de Janeiro – RJ

[+]

A França na XVI Bienal do Livro do Rio

O Bureau International de l’Edition Française (BIEF), a Livraria Francesa de São Paulo, o Escritório do Livro e das bibliotecas do Serviço Cultural da Embaixada da França e a Aliança Francesa se juntam para apresentar, num estande comum, uma amostra significativa da produção editorial francesa contemporânea na XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

O “Pavillon France” estará localizado no Pavilhão 3 -Azul da Bienal, em H11.

O publico poderá descobrir a produção editorial francesa recente com cerca de 80 editores franceses representados pelo BIEF (veja a lista aqui : Editores _2_), e comprar livros em francês na Livraria Francesa.

Venha nos visitar!

Conheça as instituições representando a França na Bienal: 

O BIEF (Bureau International de l’Édition Française) é um organismo de promoção internacional da edição francesa. Presente em mais de cinquenta salões no mundo, o BIEF publica análises sobre o mercado do livro no exterior, catálogos bilíngues, e também organiza encontros e formações entre profissionais do livro.

Essas diferentes ações fazem parte das missões do BIEF: multiplicar os meios de informação e o intercâmbio entre editores franceses e estrangeiros.

www.bief.org

 

A Livraria Francesa foi fundada por Paul Monteil no final dos anos 40. Em 2012, ela comemora 65 anos com o mesmo objetivo de difundir a língua, a cultura e o pensamento francês no Brasil. Única livraria brasileira especializada na língua francesa, ela dispõe de mais de 110 000 títulos em todas as áreas de conhecimento, sobretudo em Ciências humanas e sociais (filosofia, sociologia, psicologia, direito, etc.) e na aprendizagem da língua francesa (métodos, gramáticas, dicionários).

www.livrariafrancesa.com.br

 

Presente em 136 países e nos cinco continentes, a Aliança Francesa possui três missões:

  • Propor cursos de francês na França e no mundo a todos os públicos
  • Divulgar a cultura da França e de países francófonos sob todos os aspectos, sobretudo por meio da literatura e do debate de ideias
  • Favorecer a diversidade cultural através da valorização de todas as culturas.

A Aliança Francesa está presente no Brasil há 128 anos em quase todos os Estados, com 40 associações e 9 centros correspondentes.

www.rioaliancafrancesa.com.br   www.aliancafrancesabrasil.com.br

 

O Bureau du livre et des Médiathèques é um serviço da Embaixada da França no Brasil que, juntamente com os serviços culturais dos consulados, coordena diferentes programas de promoção do livro, do pensamento e de autores franceses dentro do Brasil. Essas ações são feitas principalmente através de um apoio à tradução e à publicação, com propostas de formações e intercâmbios para os profissionais do livro, e também por meio da organização de eventos literários e profissionais com a presença de autores. Ele gerencia a Midiateca da Maison de France no Rio de Janeiro (av. Presidente Antônio Carlos, 58 /11 andar, aberta ao publico de terça a sexta de 10h30 à 18h30) e apoia as bibliotecas das Alianças Francesas. Ele desenvolve o portal Bibliofrança que inclui um agenda cultural, a biblioteca digital Culturethèque e a base de tradução IFverso.

http://www.bibliofranca.org.br

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

COLóQUIOS E SEMINáRIOS

Seminário A experiência francesa sobre a gestão de livrarias
03/05/2016

COLóQUIOS E SEMINáRIOS

Encontros profissionais de editores franco-brasileiros 2015
17/03/2015

CONFERêNCIAS

Alain Mabanckou no Brasil
20/03/2015

FEIRAS

Feira do Livro de Frankfurt 2014
08/10/2014

LIVRO E LEITURA

O acesso à biblioteca no clique do mouse
02/09/2013

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]