aqui

História

A Embaixada da França e a Aliança Francesa – a última presente no Rio de Janeiro desde 1885 – sempre enxergaram a formação de acervos bibliográficos e documentais como pilar fundamental de suas ações culturais. Seguindo esta filosofia, logo em sua inauguração no ano de 1956, a Maison de France recebeu dois grandes acervos: o do Serviço Cultural da Embaixada da França da época e a da Aliança Francesa. O edifício passou a abrigar um número considerável de obras relativas a todas as áreas de conhecimento, além de uma sala de imprensa onde se encontravam todos os jornais franceses que vinham por malote aéreo.

Em 1961, as bibliotecas do Serviço Cultural da Embaixada e da Aliança Francesa foram reunidas para constituir a Biblioteca da Maison de France. De 1964 a 1985, durante o período da ditadura militar, ela foi um espaço de liberdade, trocas e acesso livre a diversas leituras consideradas “subversivas” no país, especialmente dos pensadores franceses de esquerda. Ao lado da então Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), surgia como um lugar preservado de censura e propício ao debate de idéias. Foi, portanto, durante os anos de chumbo que a Biblioteca adquiriu seu perfil universitário e sua vocação como lugar de agitação cultural.

Renovada em 1991 com a aquisição de diversos suportes multimídia, tornou-se uma Mediateca, organizada segundo o modelo das instituições francesas do gênero.

Desde 1996, a Mediateca da Maison de France (MMF) funciona também como um Centro de Informações, propondo aos leitores, visitantes e amigos um serviço gratuito de orientação e busca de dados sobre a França contemporânea. Foi totalmente reinformatizada em 1998 e a partir de 2001, ano do seu quadragésimo aniversário, disponibilizou o acesso online ao seu catálogo.

Em 2006, a direção da Mediateca foi unificada com o Escritório do Livro, formando o Escritório do Livro e de Mediatecas da Embaixada da França no Brasil.

Durante o Ano da França no Brasil, em 2009, inaugurou-se o portal Bibliofrança, com o objetivo de ampliar os serviços de cooperação entre a Embaixada da França e as instituições brasileiras da área do livro e das bibliotecas.

Em 2013, lançamos a nova versão do portal Bibliofrança, reestruturado com layout moderno, acesso público e integrado com diversas ferramentas colaborativas (como IFVerso) e bases de dados (como Culturethèque).

[+]

Posted on maio 15, 2013 at 15:09

Comments are closed

Categories:

Receive new post updates: Entries (RSS)

Receive follow up comments updates: RSS 2.0

Written by

Os comentários estão fechados.

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]