Na mídia

Na mídia

PAP-Cessão (apoio a publicação)

PAP-CESSÃO – Segundo Edital 2017 (do dia 13/04/2017 até o 15/05/2017 para os envios pelo correio e por e-mail

Lhe informamos que esta aberto o primeiro edital do PAP-CESSÃO 2017. Os dossiês deverão chegar completos antes do dia 15 de maio 2017 por e-mail e pelo correio ao endereço seguinte:

Madeleine Deschamps/ Escritório do Livro// CONSULADO GERAL DA FRANçA NO RIO DE JANEIRO

Avenida Presidente Antonio Carlos, 58// Rio de Janeiro

 

CONSTITUIÇÃO DO DOSSIÊ PAP-CESSÃO // COMO FAZER

Enviar um dossiê para cada título apresentado (cada editora pode apresentar até 5 títulos) com os seguintes documentos:

1/ Cópia digitalizada do contrato de cessão de direitos do livro com a data, assinado pela editora francesa e pela editora brasileira (ou pelo cessionário e a editora brasileira), indicando o montante exato da cessão de direitos.

2/ Orçamento (conforme ao modelo do IF, veja em anexo) equilibrado (em custo e receita) em francês, em euros. O montante de cessão em custo tem que ser igual ao montante do apoio pedido no campo “PAP Institut Français” na colona de receitas. Esse documento deve ser assinado com a data do dia.

3/ Ficha técnica completa para cada livro (veja em anexo). Não esquecer as informações sobre o tradutor do livro.

4/ Convenção em francês com o Institut Français preenchida e assinada escaneada (Veja em anexo)

 

Pelo correio:

1/ Convenção em francês com o Institut Français preenchida e assinada, à enviar em 2 exemplares originais pelo correio (Veja em anexo)

2/ Cópia do contrato de cessão de direitos do livro assinado pelas editoras francesa e brasileira (ou pelo cessionário e a editora brasileira), indicando claramente o montante exato da cessão de direitos.

 

Resultados:
Os resultados serão comunicados a partir do mês de julho de 2017
IMPORTANTE / Observações :
1/ A data da publicação do(s) livro(s) pelo qual é solicitado o apoio do PAP não pode ser anterior à data da comissão. Ou seja, um livro que já foi publicado não pode receber o apoio do PAP. A data de publicação tem que ser pelo menos três meses após a reunião da comissão, ou seja depois do final de setembro de 2017.
2/ O editor brasileiro tem que informar o editor francês do(s) livro(s) escolhido(s) que ele se candidatou para obter uma ajuda do PAP-CESSÃO. Não poderão se candidatar livros com direitos autorais já comprados.
3/ No documento “Ficha técnica” em anexo, por favor, não se esquecer de preencher os dados sobre o tradutor: com um currículo.
4/ “Carta-acordo” no dossiê poderá ser aceito em casos excepcionais, se o contrato de entre a editora francesa e brasileira estiver saindo em breve . A editora brasileira tem que entrar em contato com a editora proprietária dos direitos ou o cessionário (caso for um membro da família do autor ou outra pessoa) com antecedência, já que o contrato de cessão de direitos pode demorar a ser estabelecido.
5/ Um dossiê incompleto não será tomado em conta pela comissão.
6/ Os arquivos em anexo são disponíveis em inglês (orçamento e convenção) para ajudar a entender os documentos em francês. Se for preciso, pode entrar em contato e enviaremos os documentos em inglês.
7/ O apoio outorgado será entrego da forma seguinte: o Institut Français faz uma transferência bancária do valor do montante da cessão de direitos (ou de uma parte desse valor, dependendo da decisão da comissão) na conta bancária da editora francesa.

 

Se tiver qualquer dúvida, por favor, entrem em contato,

Agradecemos sua colaboração e ficamos à sua disposição para mais informações,

Atenciosamente,

 

Alice TOULEMONDE

Diretora do Escritório do Livro

e Madeleine DESCHAMPS

Encarregada da Cooperação literária no Escritório do Livro

 

 

Desde 26 anos, os Programas de Apoio à Publicação contribuem à tradução e à publicação de mais de 20 000 títulos de autores franceses e francófonos em mais de 75 países. Aqueles programas beneficiam às editoras estrangeiras desejando abrir seu catálogo à autores francófonos.

O Escritório do Livro do Instituto Francês no Brasil administra 2 Programas de Apoio à Publicação (PAP) :

- PAP-CESSÃO (apoio à cessão de direitos) / Apoio à cessão de direitos de obras francesas no Brasil através do Institut Français de Paris / 2 editais por ano

- PAP-CDA (apoio à tradução), PAP Carlos Drummond de Andrade / Apoio à tradução e impressão de obras francesas no Brasil / 1 edital por ano

PAP-CDA (Apoio à tradução)

Próxima sessão : junho 2017

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]