Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

quarta, 04/11/2009, 0:00h
-

-

[+]

Uma reflexão sobre a forma de pensar o multiculturalismo

Palestra e lançamento de livro

O tema não poderia ser mais pertinente. Em pleno Ano da França no Brasil, no qual os brasileiros podem ter um maior contato e conhecimento sobre a cultura francesa, o professor François Jullien vem ao país para mostrar sua visões acerca do multiculturalismo e da importância da diversidade cultural na sociedade de hoje.

Como conceber um diálogo entre as culturas? No mundo globalizado em que vivemos, essa é uma das grandes questões e chega acompanhada de contradição. De um lado, a tendência à padronização dos modos de vida disseminados pela cultura dominante nos últimos séculos – a ocidental – pondo em risco toda diversidade. De outro, uma onda violenta de rejeição, justamente ao que é identificado com o modelo ocidental de pensamento. Em busca de respostas para esse impasse, François Jullien – filósofo e sinólogo francês – propõe uma reflexão profunda e original sobre diversos conceitos-chave que, segundo ele, moldam a nossa forma de pensar. Nesse percurso, aborda temas caros à filosofia, antropologia, história, sociologia e teologia.

A edição brasileira conta com apresentação do professor de filosofia Danilo Marcondes.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]