INFORMAÇÕES GERAIS

quarta, 26/07/2017, 9:00h
Espaço cultural A Maison

Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 - 11 andar - Centro

[+]

UM DIA EM TORNO DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA DE PAUL CLAUDEL E DARIUS MILHAUD

Para comemorar o centenário da missão diplomática e cultural de Paul Claudel e Darius Milhaud no Brasil, o Ministério da Cultura e o Consulado da França organizam uma programação especial :

9h30 – 18h30 : Seminário com as participações especiais de Flávia Camargo, Júlio Bandeira, Myriam Chimènes, Michel Wasserman, Paulo Aragão e outros.

A partir das 18h30, lançamento do livro «Uma outra missão francesa, 1917-1918 – Paul Claudel e Darius Milhaud no Brasil” (ed. Andrea Jakobsson Estúdio)

Evento gratuito, em português, sem inscrição, sujeito a lotação
Espaço cultural A Maison – Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 – 11 andar – Centro

————————–————————–————————-
SOBRE PAUL CLAUDEL
Paul Claudel, nome artístico de Louis Charles Athanaïse Cécile Cerveaux Prosper (Aisne, 6 de agosto de 1868 — Paris, 23 de fevereiro de 1955) foi um diplomata, dramaturgo e poeta francês, membro da Academia Francesa de Letras e galardoado com a grã-cruz da legião de honra. É considerado importante como escritor católico.

Apesar de ter pensado em dedicar-se à vida monástica, com os monges beneditinos, ele acabou entrando para o corpo diplomático da França, que serviu de 1893 a 1936. Foi vice-cônsul em Nova Iorque, em Boston, Praga, Frankfurt am Main e Hamburgo. Foi cônsul na China (1895-1909).

Em março de 1906, casou-se com Reine Sainte-Marie Perrin e teve filhos com ela, em um casamento feliz.

Foi ‘ministro plenipotenciário’ no Rio de Janeiro (1916) e em Copenhaga. Foi embaixador em Tóquio, Washington e Bruxelas.

O período de sua missão no Brasil coincidiu com a Primeira Guerra Mundial, e ele supervisionou o envio de alimentos da América do Sul para a França.

Aposentou-se em 1936 e viveu em seu castelo em Brangues (Isère) até sua morte, em 1955.

————————–————————–————————-
SOBRE DARIUS MILHAUD
Milhaud nasceu na comuna francesa de Marselha, membro de uma família judaica. Estudou no Conservatório de Paris. Ainda jovem, trabalhou como voluntário no Brasil, durante o período em que o poeta Paul Claudel era embaixador no país. Essa época marcou muito sua vida, refletindo-se em obras como a suíte de dança “Saudades do Brasil” ou a famosa peça “Scaramouche”. De 1917 a 1919 viveu no Rio de Janeiro como adido da Embaixada da França.

Em viagem aos Estados Unidos da América, em 1922, ouviu pela primeira vez o jazz “autêntico” nas ruas do bairro de Harlem em Nova Iorque. A partir do ano seguinte passou a compor com influência do jazz, tendo completado La Création du monde (“A Criação do mundo”), um balé em seis cenas contínuas, com movimentos naquele estilo.

Devido à Segunda Guerra Mundial, mudou-se para os Estados Unidos em 1940, só podendo retornar à França após sua libertação. Durante esses anos, lecionou no Mills College de Oakland, Califórnia.

Entre 1947 e 1971 alternou períodos de docência em Mills e no Conservatório de Paris até que, devido a sua saúde já debilitada que o mantinha preso a uma cadeira de rodas, acabou se aposentando. Morreu em Genebra, Suíça, aos 81 anos de idade.

Assim como seus contemporâneos Paul Hindemith, Bohuslav Martinů e Heitor Villa-Lobos, compunha muito rapidamente e de forma natural. Suas obras mais conhecidas são os balés “Le Bœuf sur le toit” e “La Création du monde”, a peça “Scaramouche” (em diferentes versões), e a suíte de dança “Saudades do Brasil”. Sua autobiografia é intitulada “Notes sans musique” (“Notas sem música”), mais tarde “Ma vie heureuse” (“Minha vida feliz”).

 

confira aqui mais detalhes sobre o livro e o seu lançamento em Paraty (FLIP2017) : https://www.facebook.com/pg/Uma-outra-miss%C3%A3o-francesa-1917-1918-1903292266554148/posts/?ref=page_internal

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]