Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 07/04/2011, 0:00h
-

-

[+]

Stravinsky et… la Danse!

Stravinsky e sua Trilogia Grega

A pesquisadora e musicóloga francesa Charlotte Riom (FGV-RJ) convida o musicólogo Manoel Correa do Lago para uma conversa sobre a “Trilogia Grega” de Igor Stravinsky.

Os temas gregos na produção de Stravinsly dos anos 1920 até 1940 – o balé Apollon musagète (1928), a ópera Oedipus Rex (1935) e o oratório Perséphone (1934) – são estão relacionados com o espírito do tempo, com a veia hellenisante do neoclassicismo que toca todos os campos da arte. Orpheus (1948) e Agon (1958) seguirão, formando com Apollon musagète um novo conjunto grego, mas desta vez pelo balé. As coreografias são realisadas por George Balanchine e a ideia de criar uma trilogia grega pela dança vem do patrocinador Lincoln Kirstein, diretor do New York City Ballet. Ele evoca um “formidável drama lírico”. A distância temporal que separa as obras, seus estilos, e o mistério que os junta, suscita o interesse de pensar-los como uma trilogia.

Serão exibidos extratos dos balés em DVD.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]