SAIBA MAIS

Colóquios e seminários

INFORMAÇÕES GERAIS

sexta, 20/03/2015, 9:00h
Porte de Versailles

Pavillon 1 Boulevard Victor - Paris XV

[+]

Salão do Livro de Paris 2015: Brasil homenageado

Descubra a programação do Salão!

O Salão do Livro de Paris que homenageia cada ano um país deferente, terá como foco desta edição de 2015 o Brasil. Essa não é a primera para o país que já foi homenageado em 1998 com uma programação rica e interessante.

A delegação de 48 autores foi coordenada por um comitê de membros institucionais brasileiros formado pelo MinC e o Ministério dos Assuntos Exteriores, a Câmara Brasileira do Livro em parceria com o Ministério da Cultura francesa, o Centro Nacional do Livro (CNL) e o Institut Français.

Para o público francês será a ocasião de conhecer a diversidade da cultura brasileira e a riqueza da produção intelectual do país.

A partir do dia 20/03 até o dia 23/03, a Porte de Versailles viverá ao ritmo duma programação rica e intensa. As maiores instituições francesas e brasileiras estarão presentes através dos seus stands com vários eventos (palestras, exposições, assinaturas, etc.).

O Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil organizou junto com o Instituto Francês uma série de eventos sobre a cooperação literária franco-brasileira. Cabe destacar dentro deles:

>> Encontro: O dom das línguas  

21/03 das 14h às 15 no Stand Instituto Francês (P68)

O autor brasileiro Milton Hatoum e o autor franco-libanês Amin Maalouf falarão sobre a influência da cultura, da origem e da língua sobre a escrita.

Além de este evento o Instituto Francês programará mais de 15 encontros sobre a atualidade da criação e os saberes franceses no mundo com convidados como: Philippe Djian, entre outros.

O Brasil terá um stand próprio com uma programação intensa, contando com o lançamento da nova edição da Machado de Assis Magazine assim como vários encontros e palestras sobre Literatura (HQ, teatro, História) brasileira. Dentro da programação podemos destacar o debate sobre o “soft power brasileiro e francês”.

>>Debate: O que é o soft power? Qual é seu papel e quais são os seus objetivos? Como se ilustra? Qual é o seu  impacto real?

22/03 das 16h no stand 2 BRÉSIL.

Mediado por Frédéric Martel, jornalista e autor de Mainstream, Emilio Kalil, presidente da Cidade das Artes de Rio, Edney Silvestre, autor e jornalista cultural da Globo, Antonin Baudry, diretor do Instituto Francês e Olivier Poivre d’Arvor, diretor da radio francesa France Culture.

O Centro Nacional do Livro (Stand L79) francês dedicará seu stand a encontros entre intelectuais e autores brasileiros e franceses em torno dos desafios e conquistas do livro brasileiro. Entre eles:

>>> Bate-papo: A idade de ouro do HQ brasileiro

22/03 às 14h no Salão Literário

S. Lobo, Marcello Quintanilha, Daniel Galera, Fábio Moon et Wandrille : a nova geração de talentos brasileiro com grandes nomes do cenário francês.

>>>Conferências: O ciclo Mutações em Paris! 

1// A pesquisa científica e o desenvolvimento dos conhecimentos são idênticos na França e no Brasil?

Mediada por Jean-Paul Rebaud, Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada de França no Brasil e Diretor do Instituto Francês do Brasil. Com os filósofos Adauto Novaes, Oswaldo Giacoia Jr, Frédéric Gros e David Lapoujade.

21/03 das 15h30 às 16h3o, stand Institut français (P68)

2// O futuro não é mais o que era Com os pesquisadores Pascal Dibie, Renato Lessa et Francis Wolff. « O futuro, preferia o de antes ». Um debate franco-brasileiro, mediado por Adauto Novaes, sobre os desafios contemporâneos que condicionam o nosso futuro.

22/03, das 17 às 18h, stand Institut français (P68)

Também acontecerão outros eventos sobre o Brasil na cidade de Paris, com uma série de conferências, colóquios na Maison de l’Amérique Latine ou no Sorbonne. A Cinemateca Francesa programou uma retrospectiva “Uma história do cinema brasileiro em 50 anos” ao longo do mês de março.

Fiquem conectados a Bibliofrança no Facebook e no Twitter e na Culturethèque para acompanhar o Salão do Livro como se estivesse lá!

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

FEIRAS

Brasil no Salão do Livro de Paris 2015
09/12/2014

COLóQUIOS E SEMINáRIOS

Bibliotecas, espaços de reflexão
22/10/2014

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]