SAIBA MAIS

Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 06/11/2014, 10:00h
UFRJ – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/IFCS, Sala Celso Lemos (terceiro andar)

Largo de São Francisco , n.1 Centro

[+]

sexta, 07/11/2014, 17:00h
HO – Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Rua Luís de Camões, 68. Centro

[+]

segunda, 10/11/2014, 15:00h
Cineclube do IFCS/UFRJ – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/IFCS, Térreo

Largo de São Francisco , n.1 Centro

[+]

Revoltas Urbanas: Políticas e Poéticas

O simpósio, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio do Collège International de Philosophie e do Escritório do Livro da Embaixada da Franca no Brasil, reunirá pensadores brasileiros e de vários países com experiência de reflexão ou testemunho sobre as várias manifestações e revoltas em vários lugares e contextos: a Primavera Árabe na Tunísia, Maidan, na Ucrânia, A praça Tahir, no Egito, O parque Gezi em Istambul, a revolta do Vinagre e as reivindicações de mobilidade urbana no Brasil, etc. Convidamos também vários artistas que contribuíram tanto para as ações ou as representações de ações: cineastas, produtores de vídeo, coletivo de poetas e artistas, etc.

O evento tem grande relevância para os estudos de Estética, Filosofia Política, Ciências Políticas, Ciências Sociais e para a inserção acadêmica na reflexão sobre a cultura e a política urbana no espaço público.

O evento incluirá diferentes intervenções: mesas-redondas e conferências acadêmicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, exposições e apresentações artísticas no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, sessões de vídeo e cinema na Maison de France (Consulado francês no Rio) e uma grande mesa redonda, na quadra do GRES Estação Primeira de Mangueira, que abrirá a Festa Literária das Periferias (FLUPP) de novembro 2014.

O colóquio recebe a diretora de programa do Collège International de Philosophie Safaa Fathy, quem participará de duas mesas redondas:

– Dia 06/11 às 10h

– Dia 07/11 às 17h sobre a sua última colectânea de poesias Atravessando Muros, a Revolução.

imgres

Safaa Fathy é poeta, cineasta e ensaísta, ela se formou em filosofia na Universidade Paris IV-Sorbonne em 1993. Como directora de filme, ele realizou Mohammad sauvé des eaux, D’Ailleurs Derrida e um filme-poema titulado Nom à la mer com prefácio do filósofo Jacques Derrida. A sua última colectânea de poesia foi publicada em língua arabe Nom dans une bouteille à la mer.

A inscrição ao colóquio só é obrigatória para aqueles que desejarem receber certificado. Se for o seu caso, preencha e envie o formulário aqui.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]