Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 05/05/2011, 0:00h
-

-

[+]

Relações Internacionais francesas: um olhar diferenciado

Relações Internacionais à la française

A Mediateca da Maison de France apresentará, no Ciclo Diálogos a conferência Relações Internacionais: um olhar diferenciado, na próxima 5a feira, dia 05 de maio. O tema escolhido baseia-se na obra “Relaçoes Internacionais. Perspectivas Francesas”, organizada por Carlos Milani, editada pela EDUFBA em 2010 e que faz parte do selo comemorativo França.Br, alusivo ao Ano da França no Brasil em 2009.

A Professora e Coordenadora do Instituto de Estudos Políticos de Paris (IEP), Marie-Françoise Durand, ao comentar o livro, afirma que “existem ao longo do tempo, e de modo não sistemático, abordagens e posturas francesas, assim como um olhar diferenciado sobre os diferentes ‘mundos’ das relações internacionais”.

O campo de estudo das Relações Internacionais no Brasil vem a algum tempo demandando pesquisa e reflexão acerca da contribuição francesa para este domínio das ciências humanas, o que fez da obra organizada por Milani um marco para a historiografia das relações internacionais em língua portuguesa, no que tange as perspectivas francesas especificamente.

A Mediateca da Maison de France convidou o Professor Marcelo Cappucci, Mestre em Relações Internacionais para juntamente com o organizador da obra discutir os principais temas do livro, apresentando ao grande público alguns aspectos do olhar francês sobre o sistema internacional.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]