Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

sexta, 04/06/2010, 0:00h
-

-

[+]

Reflexões sobre a questão judaica

Reflexões sobre a questão judaica

14h > Credenciamento

15h > Diálogo: Retorno à questão judaica
Elisabeth Roudinesco (Universidade de Paris VII)
Betty Fuks (Universidade Veiga de Almeida)
Mediação: Marco Antônio Coutinho Jorge (UERJ)

Retornar hoje à questão judaica, significa em primeiro lugar interrogar-se sobre a nossa relação com o Outro, nas suas diversas perspectivas: política, religiosa e histórica.

O que é antissemitismo? O que significa ser judeu? Enfrentando o tema com a originalidade que marca sua extensa obra, a pensadora Elisabeth Roudinesco examina as diferentes maneiras de ser judeu no mundo contemporâneo. Dos textos da Bíblia aos de Freud, volta às origens do conflito israelopalestino para reconstituir a história do antijudaísmo, do antissemitismo, do sionismo e do antissionismo. No caminho, narra experiências pessoais como judia, lembra a recusa de Freud a se tornar um guia de Israel e se reporta às relações de Jung com o nazismo e suas consequências para a psicanálise. Apresenta ainda as visões do pós-Auschwitz entre pensadores que revolucionaram a cultura de nosso tempo, como Sartre, Arendt, Adorno e Lacan. E denuncia os que pretendem reduzir as controvérsias sobre o tema a um conflito inscrito no eixo do bem e do mal.

Elisabeth Roudinesco é historiadora, psicanalista e professora na École Pratique des Hautes Études. Colaborou por dez anos com o jornal Libération e desde 1996, escreve artigos no Le Monde. Escreveu o roteiro do documentário Sigmund Freud- a invenção da psicanálise (com E. Kapnist, 1977), exibido no Brasil, pela GNT. É autora da monumental História da Psicanálise na França, publicada em dois volumes e tida como obra de referência obrigatória no meio psicanalítico.

Betty Fuks é psicanalista e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faz parte do corpo docente da pós-graduação na Universidade Veiga de Almeida e do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC-RJ. Também é pesquisadora associada do LIPIS – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – PUC/RJ.

Marco Antonio Coutinho Jorge é psicanalista e médico psiquiatra. Professor do Curso de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ, é Doutor em Comunicação e Cultura pelo Departamento de Comunicação da UFRJ. Além disso, é diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – seção Rio de Janeiro e membro correspondente do Coût Freudien (Paris).

Ciclo Identidade e Referências: novas definições

Programação

04 de Junho de 2010 – Reflexões sobre a questão judaica

07 de Junho de 2010 – Amor e sexo nos tempos da Internet

08 de Junho de 2010 – Metamorfoses do corpo

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]