Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

sexta, 10/05/2013, 18:30h
Mediateca da Maison de France

Av. Pres. Antonio Carlos, 58/11º andar

[+]

Psicanálise: nascimento & mal-estar

O tema da mesa-redonda “Psicanálise, do nascimento ao mal-estar” mostrará o caminho da Psicanálise desde Sigmund Freud, seu fundador, até às circunstâncias atuais em que o mal-estar parece mais real que nunca.

O tema a ser discutido circunscreverá um momento inicial de Freud após o lançamento de seu livro “A interpretação dos Sonhos”, tentará enlaçar as questões que o ocupavam com o futuro da psicanálise e o compromisso atual dos analistas herdeiros de sua descoberta do inconsciente, segundo nos antecipa um dos conferencistas.

A retomada do livro que Freud escreveu em 1929, O Mal-Estar na Civilização, se faz necessária em 2013 porque sua tese central toca em uma ferida comum a todos: a suspensão da dimensão da renúncia na vida atual (e o consequente estímulo a fantasias de onipotência). Ao revisitar este texto estamos procurando saber sobre aquilo que a cultura de hoje  absolutamente não quer saber: a civilização se constrói com a renúncia à satisfação incontida das pulsões.

Mesa redonda :

Carlos Augusto Niceas, psicanalista, membro da Association Mondiale de Psychanalyse (AMP) e da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP)
Nina Saroldi, Mestre em Filosofia pela PUC Rio, Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, Prof. adjunta da UNIRIO no curso de Engenharia de Produção, organizadora da Coleção Para ler Freud e autora do volume “O mal-estar na civilização: as obrigações do desejo na era da globalização”.

Coordenadora:
Mirta Zbrun, Psicanalista. Dra. em Teoria Psicanalítica-UFRJ. Membro da Association Mondiale de Psychanalyse (AMP), da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e Membro da Escola da Orientação Lacaniana.

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

CIêNCIAS HUMANAS

A violência nas cidades
30/05/2014

CIêNCIAS HUMANAS

Mallarmé, o Livro
31/03/2014

CIêNCIAS HUMANAS

O Desejo e sua interpretação por Lacan
04/10/2013

CIêNCIAS HUMANAS

Jean-Claude Polack no Brasil
24/06/2013

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]