Outros Eventos

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 18/10/2018, 18:30h
Museu Da República

Entrada franca.

[+]

Primavera Literária do Rio

A 18ª edição da Primavera Literária do Rio irá acontecer de 18 a 21 de outubro no Museu Da República : a oportunidade para se encontrar e discutir com o poeta francês Michel Collot, Masé Lemos e Marcelo Reis de Mello.

Michel Collot é um poeta francês e um professor emérito de Literatura da Universidade Paris 3. Fundador e diretor da associação Horizon Paysage, ele tem sido um dos protagonistas do debate em torno da poesia francesa moderna e contemporânea. É autor de vários estudos críticos sobre a relação estreita entre a palavra poética e a paisagem : “a noção de paisagem envolve pelo menos três componentes, unidos numa relação complexa: um local, um olhar e uma imagem”. Sendo assim, a paisagem torna-se elemento premente na poesia.

Alguns dos textos que tratam dessa temática foram recentemente reunidos para uma edição brasileira sob o título de Poética e filosofia da paisagem (Oficina Raquel, 2013).

Bibliografia :

  • Paysage et poésie, Corti, 2005. – Poética e filosofia da paisagem, Oficina Raquel, 2013.
  • Anthologie de la poésie française du XXe siècle, par Michel Collot, no Anthologie de la poésie française, 2000, tome II, Bibliothèque de la Pléiade, Gallimard.
  • La Matière-émotion,  coll. Ecriture, PUF, 1997. La Poésie moderne et la structure d’horizon, PUF, « Écriture », 1989 nouvelle édition, 2005.
  • L’Horizon fabuleux, 2. vol. (I : XIXe s.; II : XXe s.), Corti, 1988.
Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]