SAIBA MAIS

Artes Visuais

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 03/03/2016, 18:00h
Espaço Cultural A Maison

Avenida Presidente Antônio Carlos, 58/11º, 20020-010 Centro, RJ

[+]

Programação cultural da Maison

A Maison receberá a partir do 3/03 eventos nocturnos, “As Quintas da Maison”  que terão lugar na BiblioMaison !

“As Quintas da Maison”
A partir do dia 3/3/2016, todas as quintas-feiras à partir das 18h
Evento musical/debate/gastronomia/poesia-literatura com parceiros culturais cariocas
O primeiro evento a ser lançado Lançamento de livro Philippe Jadin : “A aventura brasileira de Jean Sablon” no 03/03

Apresentação de um livro de Philippe Jadin sobre a vida de Jean Sablon, acompanhada por 2 ou 3 musicas (canções de Carmen Miranda em ritmo de jazz por Jean Sablon) bem como uma exposição de fotos. Autor de uma obra dedicada ao cantor francês Jean Sablon, quem durante a sua longa carreira internacional viveu e cantou durante anos no Brasil. Ele se apresentou em todos os grandes palcos da época até a sua despedida em 1984, no Copacabana Palace. Levou os ritmos brasileiros para a França, onde interpretou incontáveis vezes musica Garota de Ipanema. Foi condecorado pelo Brasil, pelos serviços prestados ao país.

Em breve…

10/3/2016 – Seminário 
Rio Academy (de 7 a 11 de março) debate sobre urbanismo nas cidades modernas (inscrição necessaria).

17/3/2016 – Show + Conferência
Show de jazz Manu Dibango e artistas convidos + Conferencia Philippe Urfalino : “A invenção da politica cultural”

Philippe Urfalino é Diretor de pesquisas do CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Cientificas) e diretor de estudos do EHESS (Escola Superior de Altos Estudos de Ciências Sociais). Sua obra “A invenção da politica cultural”, traduzida para o português, está sendo lançada pela editora SESC. Conferencia de lançamento em parceria com o ciclo o Ato Criador, Ana Lucia Pardo 16/03.

Manu Dibango: Nascido em Douala, Camarões, em 1933, Manu Dibango dedicou-se à musica durante mais de sessenta anos e foi um dos primeiros artistas a misturar jazz com os sons africanos. Em 1973, tornou-se o primeiro artista africano a receber um disco de ouro nos Estados Unidos, com a música “Soul Makossa”. Manu Dibango continua até hoje a explorar a riqueza das músicas africanas e de suas combinações com o jazz, interessando-se também pela musica atual. Durante a sua carreira, ele fez varias turnês, inclusive no Brasil, onde tocou com vários músicos brasileiros, como Gilberto Gil e vários outros grandes nomes da musica internacional, como Nino Ferrer, Serge Gainsbourg, Youssou N’dour, King Sunny Ade, Angélique Kidjo, Peter Gabriel, Sinéad O’Connor… Manu Dibango foi nomeado Grande Testemunha da francofonia para os Jogos Olímpicos de 2016.

24/3 Degustação de Champagne
Apresentação por um sommelier do Champagne Perrier-Jouet (inscrição necessária).

31/3: Foto-conferência 
Studio Madalena Editora especializada em livros de arte, foto-conferências e debates sobre a arte e o espaço da imagem na arte, às quintas-feiras, uma vez por mês. Conferências programadas com Miguel Rio Branco, André Penteado, Arthur Omar…

14/5: Filme + Bate-papo
“Niemeyer, os amanhas de ontem”

Projeção do documentário “A luta é longa” (Direção: Bernardo Pinheiro Mota). Produzido durante os dois últimos anos de vida de Oscar Niemeyer, o documentário “A luta é longa” fala da historia, dos costumes e da rotina do famoso arquiteto entre os seus 100 e 102 anos e idade. Com o testemunho de seus dois principais parceiros durante esta fase, Jair Valera (arquiteto chefe da equipe de Niemeyer) e Luiz Alberto Oliveira, além dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Frank Gehry e Richard Rogers, o filme descreve o papel indispensável de Oscar na arquitetura do século XX.
Bate-papo com convidados sobre a influencia do Oscar Niemeyer no Brasil e na França.

Eventos temporários :

• 25-28/04: Congresso mundial de Psicanálise, com a presença de Jacques Alain Miller

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

OUTROS EVENTOS

A primeira “As Quintas da Maison”
03/03/2016

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]