Artes Visuais

INFORMAÇÕES GERAIS

segunda, 06/07/2015, 18:30h
Cinemateca da Maison de France

Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 - Centro - Rio de Janeiro

[+]

Pós-Flip no Cinemaison

Dia 06/07 às 18h30, o Consulado da França no Rio em parceria com o Ciclo Ato Criador, receberá o cartunista francês Plantu para uma projeção especial do documentário “Cartunistas – Soldados de infantaria da democracia”. Logo após a projeção do filme, haverá um debate com Plantu e o desenhista brasileiro Ziraldo. Esses eventos acontecerão junto com uma mostra da exposição Cartooning For Peace.

O desenhista e cartunista francês Plantu, que trabalha há mais de 40 anos no jornal Le Monde, é conhecido por seus charges políticas e por ter criado, com Kofi Annan em 2006 na ONU, o movimento Cartooning for Peace (Desenhar pela Paz), cuja iniciativa tem como principais objetivos a divulgação da liberdade de expressão e a luta contra a intolerância.

O filme que foi apresentado no Festival de Cannes em 2014 conta as historias de 12 cartunistas que sofrem censura e ameaças ao redor do mundo. Logo depois da condenação à morte lançada por fundamentalistas contra o dinamarquês Kurt Westergaard, autor de uma charge de Maomé, nasceu o projeto deste filme realizado pouco antes dos ataques do Charlie Hebdo. São ouvidos doze cartunistas de todo o mundo, entre eles, o francês Plantu, a tunisiana Nadia Khiari, o burquinense Damien Glez, o norte-americano Jeff Dazinger, o palestino Baha Boukhari, o russo Mikhail Zlatkovsky, a venezuelana Rayma Suprani e o cubano-mexicano Angel Boligan. Todos discorrem sobre seus métodos de trabalho e busca de inspiração, bem como sua batalha diária, ainda que bem-humorada, para manter-se afiados e resistir contra poderes que, sem cessar, os pressionam ou perseguem severamente.

Saiba mais sobre ele, lendo este artigo do Jornal O Globo.

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

COLóQUIOS E SEMINáRIOS

A Flip 2015 está chegando
04/07/2015

ARTES VISUAIS

A Espuma dos Dias
01/07/2013

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]