SAIBA MAIS

Artes Visuais

INFORMAÇÕES GERAIS

sábado, 27/09/2014, 15:00h
Auditório do MAR

Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro

[+]

Philippe Alain Michaud de volta no MAR

Além da palestra que dou o dia 23/09 no MAR Philippe Alain Michaud dará uma conferência amanhã dia 27/09 às 15
em “O espectro cinematográfico”.

NOITES ELÉTRICAS: O FILME OU O FOGO DE ARTIFÍCIO NA ERA DA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA 

Em 1928, o cineasta vanguardista Eugène Deslaw filmou a iluminação noturna, os sinais luminosos e as vitrines de Paris, Berlim e Praga como se eles se tratassem de um espetáculo pirotécnico. Assim como os fogos de artifício, o cinema é feito de projeção de luz intermitente e efêmera na escuridão. Se esquecermos as origens técnicas do filme, nascido a fins do século XIX da conjunção de um acúmulo de desenvolvimentos técnicos (as emulsões rápidas, o aperfeiçoamento de um suporte flexível e transparente, a perfuração…) que tornariam possível o espetáculo cinematográfico, perceberemos uma continuidade que conecta os espetáculos de fogo já encontrados desde a China antiga até as projeções fílmicas modernas, que não passam de fogos de artifício na era da reprodutibilidade, arte de produzir fenômenos de brilho, ou seja, de espectros.

Philippe-Alain Michaud é curador e teórico das artes visuais e diferentes formas de cinema. É responsável pela coleção de filmes do Museu Nacional de Arte Moderna, no Centre Georges Pompidou, em Paris. Realizou diversas exposições sobre a imagem em movimento, e é autor de ensaios, catálogos e livros, tais como “Le peuple des images“, “Pyrotechnies: une histoire du cinema incendiare”, “Sketches: Histoire de l’art, cinema”, “Le mouvement des images”, “Tapis volants” e “Aby Warburg e a imagem em movimento“, publicado no Brasil pela editora Contraponto, na coleção Artefíssil.

 A conferência durará 3h e terá lugar no Auditório do Museu de Arte de Rio com tradução simultânea. Entrada livre com sala sujeita à lotação ( chegar com antecedente).

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

ARTES VISUAIS

Philippe Alain Michaud no MAR
23/09/2014

ARTES VISUAIS

O Espectro Cinematográfico
23/09/2014

CIêNCIAS HUMANAS

Lilian Thuram: contra o racismo, educar é preciso
11/03/2014

CIêNCIAS HUMANAS

Zona das Imagens: Marie-José Mondzain
05/11/2013

ARTES VISUAIS

A Espuma dos Dias
01/07/2013

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]