SAIBA MAIS

institut moreira salles

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 01/08/2017, 20:00h
Instituto Moreira Salles Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476 | Gávea

[+]

Patrick Deville no Instituto Moreira Salles

No dia 1 de agosto (terça-feira), às 20h, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro promove um bate-papo com o escritor francês Patrick Deville, um dos principais convidados da edição deste ano da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A conversa terá tradução simultânea, e a entrada é gratuita.

No evento, será lançado o número 26 da revista serrote, revista de ensaios publicada pelo IMS. A nova edição traz um texto de Patrick Deville inédito no Brasil. “Expresso transcaucasiano” é inspirado em uma viagem do autor pelas antigas repúblicas soviéticas da Geórgia e do Afeganistão, no final da década de 1990, em meio às ruínas do comunismo.

Após a conversa, haverá uma sessão de autógrafos com o autor, além da venda de seus livros e da serrote #26.

O evento é uma promoção conjunta da Editora 34, do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e Instituto Francês do Brasil e do IMS.

 

Sobre o autor

Patrick Deville nasceu em Saint-Brévin, na Bretanha, em 1957, e vive em Paris. Formado em Letras e Filosofia, viajante contumaz, partiu ainda jovem para o estrangeiro, ocupando postos de adido e professor no Golfo Pérsico, na África e em Cuba. Estreou com Cordon bleu (1987) e Longue vue (1988), seguidos de três outros romances, sempre publicados pela prestigiosa Éditions de Minuit. Em 2001, fundou em Saint-Nazaire a Maison des Écrivains Étrangers et des Traducteurs (MEET). Em 2004, agora a bordo das Éditions du Seuil, a obra narrativa de Deville toma novo rumo com a publicação de Pura vida: Vie & mort de William Walker. O livro inaugura uma série de “romances sem ficção” que investigam o destino das utopias e esperanças modernas nas mais diversas partes do mundo: La Tentation des armes à feu (2006), Équatoria (2009), Kampuchéa (2011), Peste & Choléra (2012) e Viva! (2014). Publicados no Brasil, Viva! (2016) se passa nos anos em que Léon Trótski viveu exilado no México e, Peste e cólera (2017) é o retrato de Alexandre Yersin, cientista que descobriu o bacilo da peste.

 

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]