Literatura

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 16/04/2013, 16:00h
UFF - Campus do Gragoatá

Palestra sobre Michel Deguy

MICHEL DEGUY, ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA

Michel Deguy, nascido em 1930, é um poeta, filósofo e ”poétologo”. Professor de Filosofia, ele é também professor emérito de literatura na Universidade Paris VIII e foi presidente do Collège International de Philosophie 1989-1992. Ele continua a dirigir Po & sie, a revista que ele fundou em 1977. Ele já publicou mais de 50 coleções de poemas (Poèmes de la Presqu’île, 1962) e ensaios dedicados à filosofia, assim como La Raison poétique (2000) e Un homme de peu de foi (2002). Seus trabalhos atuais abordam os temas da ecologia, da religião e do apego (La Fin dans le monde, 2009). Seu trabalho mais recente é uma coleção de poesias, intitulado N’était le coeur (2011). Suas obras foram traduzidas em várias línguas.

 

SOBRE PATRICE BOUGON

Patrice Bougon escreveu cinco obras sobre Michel Deguy e dirige um site dedicado a obras de Deguy. Suas publicações incluem também diversos estudos sobre Jean Genet, Henri Thomas, Derrida, Sartre, Sarah Kofman, Rey JM, o “visível”, “a letra na literatura”, Truffaut e o cinema japonês. Organizou o volume Genet, littérature et politique da revista L’esprit créateur (University of Minnesota, 1995), e juntamente com Marc Dambre, o volume Henri Thomas. L’écriture du secret (2007) e está actualmente a preparar uma conferência sobre o centenário deste autor, que terá lugar em Paris em dezembro de 2012.

Dirige, desde 1998, a Sociedade dos Amigos e Leirores de Genet (S.A.L.G). Ele é um membro do CERACC (Centre d’Etudes sur le roman des Années Cinquante au Contemporain – Centro de Estudos sobre o romance dos anos 50 ao contemporâneo) e da UMR (Unité Mixte de Recherche) “Écritures de la modernité” (Escritas da Modernidade) na Université de Paris III.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]