Ciências

INFORMAÇÕES GERAIS

quarta, 24/11/2010, 0:00h
-

-

[+]

Palestra com o físico Patrick Peter

Será que o Universo sempre esteve em expansão?

O  universo está, hoje, em expansão, e parece que esteve assim por um bom tempo, mais ou menos 15 bilhões de anos. Em primeiro lugar, Patrick Peter irá explicar os fatos observacionais e a teoria geralmente aceita sobre eles, constituída de uma fase desconhecida, chamada de “Big-Bang”, durante a qual a gravidade é provavelmente diferente do que é agora, depois uma expansão acelerada – chamada de inflação – e finalmente as fases com radiação e poeira. Isto tudo forma o modelo padrão da cosmologia. O palestrante introduzirá novos modelos, nos quais o  universo pode começar grande numa fase de contração, antes de passar por um tamanho mínimo, um ricochete. Esta nova categoria de modelos tem outras predições que talvez possam ser verificadas num futuro próximo.

Patrick Peter é  físico e Diretor de pesquisa no CNRS, Professor da Universidade Pierre et Marie Curie (UPMC), convidado no Centro Brasileiro de Pesquisa Fisica (CBPF), membro do  grupo de Gravitation  Relativiste et Cosmologie (GReCO) e do Institut d’Astrophysique de Paris (IAP).  Ele é co-autor de um livro Des défauts dans l’Univers – Cordes cosmiques et autres trous de l’espace-temps (CNRS Éditions, 2003).

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]