Artes Visuais

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 15/04/2010, 0:00h
-

-

[+]

Os melhores quadrinhos do século

Uma mini-retrospectiva dos quadrinhos da primeira década do século XXI

Os anos 00 já estão dobrando a esquina e, como de hábito, as viradas são acompanhadas de retrospectivas, tentando dar conta do que passou, encontrar a “cara” da década.
É falando desse passado recente que iniciamos o ciclo 2010 de HQ na Maison. Para os quadrinhos, o século XXI parece ter trazido bons frutos. Muitas editoras abriram-lhes suas portas, livrarias modificaram seu espaço para acolhê-los com maior destaque, diversas exposições, debates, pesquisas. Para debater o assunto, convidamos alguns observadores privilegiados dessas mudanças para desenharem suas retrospectivas.

Participantes:

Alzira Valéria falará sobre o mercadeiro livreiro na área de quadrinhos.
Alzira é uma das gerentes da Livraria da Travessa (Leblon), e pesquisadora e coordenadora do NUEHQ (Nucleo de HQ) da Travessa.

André Dahmer falará sobre webcomics.
André é desenhista, autor das tirinhas dos Malvados e do personagem Emir Saad. É publicado no Jornal do Brasil, Portal G1 e Folha de São Paulo. Publicou 4 livros: Malvados (2005), O livro negro de André Dahmer (2007), Malvados (2008) e A cabeça é a ilha (2009).

Lobo Mosh falará sobre edição.
Sandro Lobo, editor da extinta revista Mosh. Com lema “Só quadrinhos rockenrou!”a revista apresentava novos autores, historias e a serie “Figuraças do Underground” (segmento da revista voltada para exibir novidades e entrevistas com bandas do mundo do Rock).

Tiago Lacerda falará sobre quadrinhos independentes.
O quadrinista Tiago Lacerda é formado em design e trabalha na produtora de desenhos animados Toscographics. Já publicou em revistas como Jukebox e Samba e é um dos responsáveis pela Beleléu, uma das melhores publicações independentes de 2009.

Coordenação: Maria Clara Carneiro

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]