Literatura

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 05/08/2014, 9:30h
Rio de Janeiro - Casa de Rui Barbosa - Auditorio

Rua São Clemente, 134 – Botafogo – RJ

[+]

quarta, 06/08/2014, 9:00h
Rio de Janeiro - Casa de Rui Barbosa - Auditorio

Rua São Clemente, 134 – Botafogo – RJ

[+]

quinta, 07/08/2014, 9:00h
Rio de Janeiro - Casa de Rui Barbosa - Auditorio

Rua São Clemente, 134 – Botafogo – RJ

[+]

sexta, 08/08/2014, 9:00h
Rio de Janeiro - Casa de Rui Barbosa - Auditorio

Rua São Clemente, 134 - Botafogo - RJ

[+]

O Jornalista Escritor

Seminário Internacional Imprensa, história e literatura na Casa de Rui Barbosa

Imprensa e literatura têm uma longa história em comum. O papel dos escritores na evolução da imprensa europeia do século XIX vem sendo estudado por muitos autores. A publicação anterior de obras que vieram a se tornar clássicas no rodapé de grandes jornais contribuiu para ampliar o público leitor. O estilo e a criatividade dos escritores também influiu sobre o formato dos jornais e a maneira de apresentar a informação. Grandes escritores do século XIX foram também jornalistas e, durante os séculos XX e XXI, as interações entre jornalismo e literatura mantiveram-se intensas. A questão dos os limites entre ficção e realidade está na ordem do dia, produzindo um gênero híbrido que tensiona as fronteiras da ficção, como no  romance-reportagem.

A dupla militância de muitos autores estimula a pensar sobre de que maneira essas duas atividades influíram e continuam a influir uma sobre a outra; de que forma os temas trabalhados na página de jornal invadiram e invadem o texto ficcional; ou o quanto de ficção não teria impregnado a obra do jornalista e que tipo de transformações marcaram as relações entre literatura e jornalismo ao longo dos séculos são alguns dos temas que serão contemplados no Seminário Internacional Imprensa, história e literatura: o jornalista /escritor que a Fundação Casa de Rui Barbosa e Universidade de Rennes 2 ora promovem.

O Colóquio, que reunirá pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, inscreve-se no âmbito da cooperação científica entre essas duas Instituições. A coordenação do evento está sob a responsabilidade de Isabel Lustosa, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa e titular da Cátedra Sérgio Buarque de Holanda/Fundation Maison des Sciences de l´Homme (Paris), atualmente ligada à Université Rennes 2, e de Rita Olivieri-Godet, membro do IUF – Institut Universitaire de France e da equipe de pesquisa ERIMIT – Equipe de Recherches Interlangues « Mémoires, Identités et Territoires » da Université Rennes 2.

Coordenação geral: Isabel Lustosa e Rita Olivieri-Godet

Confira a programação completa aqui

 

Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 – Botafogo – RJ
Auditório
Entrada franca

Informações: ilustosa@rb.gov.br

 

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]