SAIBA MAIS

a EBP-Rio

Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

sexta, 04/10/2013, 18:30h
Rio de Janeiro - Médiathèque de la Maison de France

Av. Presidente Antônio Carlos, 58 - 11 andar

[+]

O Desejo e sua interpretação por Lacan

Ciclo Rumos da psicanalise

Na ocazião do lançamento na França do VI Livro do Seminario de Jacques Lacan, Le Désir et son interprétation, Editions de Lamartinière, 2013, a Escola Brasileira de Psicanalise de orientação lacaniana e a Mediateca da Maison de France organizam um debate com:

 Romildo do Rego Barros, Psicanalista, Membro da AMP e da EBP e Paulo Vidal, psicanalista, membro da EBP

Coordenação: Mirta Zbrun

O ensinamento de Jacques Lacan se deu em seminários organizados de 1951 à 1980. O psicanalista Jacques-Alain Miller esta publicando o conteúdo destes seminários em uma coleção que ira contar com 25 volumes, entre os quais 15 jà foram publicados. Saiu em junho de 2013 na França o VI seminário, que corresponde aos anos 1958-1959 e tem como tema o desejo e sua interpretação.

Saiba mais sobre o livro (em francês): aqui

Veja o release de Fernando Coutinho Barros, psicanalista, diretor da Biblioteca da EBP Rio: 

“Sabemos que depois de Freud, Jacques Lacan é o personagem mais conhecido no mundo inteiro onde se pratica, ou não, a psicanálise. Homem do século XX, nascido em 1901 e morto em 1981, apesar dos milhares de seguidores, nos quatro pontos cardeais, ficou famoso, sobretudo pelo seu retorno a Freud, resgatando assim a psicanálise que se afastava cada vez mais do papel inovador e subversivo que seu fundador lhe imprimira.  No meio intelectual tanto francês quanto universal, destacou-se principalmente ao levar a psicanálise freudiana para o campo do estruturalismo levystraussiano.  Apesar do grande número de volumes publicados tendo ele como autor, não se considerava, entretanto, ele mesmo, autor de uma obra, mas “ensinante”, uma vez que por mais de 30 anos sustentou brilhantemente seus Seminários, desde a época em que era analista didata da IPA (Associação Internacional de Psicanálise) fundada por Freud em 1910 e da qual foi expulso (ex-comungado segundo ele) em 1963.  O conjunto de seus seminários vai compor uma série de 26 volumes, quando for integralmente publicado.

Lacan elegeu Jacques-Alain Miller, o seu herdeiro intelectual e por isso mesmo atribuiu-lhe a função de estabelecer e publicar todos os volumes.

Possuidor de uma erudição impar, citando em suas aulas semanais os clássicos da literatura francesa e universal, filósofos, lingüistas, mas também filmes, peças de teatro (desde as gregas às mais contemporâneas) jamais passou por cima da sua experiência de praticante da psicanálise.  A publicação deste manancial inesgotável de saber sobre o ser humano_ esse ser falante que nós somos_, o conjunto dos seus seminários,  não segue uma ordem cronológica, mas uma lógica pertinente, rigorosamente seguida pelo seu genro e herdeiro Jacques-Alain Miller. É assim que recebemos com imensa alegria e entusiasmo o “Le désir et son interprétation” seu sexto seminário, ministrado nos anos de 1958 e 1959. A leitura hoje, desse tesouro teórico e clínico para todo analista, mas, sobretudo para aquele que segue a chamada “orientação lacaniana”, obrigatória, deve ser feita sob a ótica do que costumamos chamar no campo freudiano, seu TDE (Tout Dernier Enseignement – Ultimíssimo Ensino).  A parceria entre a EBP-Rio e a Maison de France está feliz em celebrar esse lançamento em Paris e no mundo do SEMINÁRIO VI “LE DÉSIR ET SON INTERPRÉTATION”.

Fernando Coutinho Barros.

 

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

CIêNCIAS HUMANAS

A violência nas cidades
30/05/2014

CIêNCIAS HUMANAS

Mallarmé, o Livro
31/03/2014

CIêNCIAS HUMANAS

Jean-Claude Polack no Brasil
24/06/2013

CIêNCIAS HUMANAS

Psicanálise: nascimento & mal-estar
10/05/2013

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]