Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

segunda, 21/03/2011, 0:00h
-

-

[+]

Michel Winock no Brasil

O Papel dos inteletuais na vida politica

Qual é a situação dos intelectuais hoje? Qual é a sua influência na vida política? Qual é o seu papel: pensar o mundo ou tentar mudá-lo?

Para alimentar esta reflexão, Michel Winock analisa o papel dos intelectuais na vida política francesa desde L’Affaire Dreyfus até hoje. Ele aborda a história das ideias, das obras e também das pessoas, suas brigas e amizades. Barres, Gide, Sartre… descobrimos os grandes intelectuais que tentaram, através de suas ideias, seus manifestos, seus gritos, mudar ou influenciar sua época.

Nascido em 19 de março de 1937, Michel Winock é um historiador francês especialista na história da República Francesa, dos movimentos inteletuais, do antisemistismo, do nacionalismo e dos movimentos de extrema direita na França. É professor de história contemporânea no Institut d´études politiques de Paris (Science-po).

Autor do “Siècle des intellectuels” vencedor do prêmio Medicis em 1997, ele dirigiu também com Jacques Julliard o “Dictonnaire des intellectuels français”. Estes e outros títulos estão disponíveis para impréstimo na Mediateca da Maison de France.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]