SAIBA MAIS

Affiche-Nationale-FINAL-HD11 (1)

Feiras

INFORMAÇÕES GERAIS

segunda, 05/06/2017, 0:00h

Meu Festivalzinho 2017

Depois do sucesso das suas duas primeiras edições, em outubro de 2015 e em junho de 2016, o « Meu Festivalzinho – Mon Petit Festival », o festival para a literatura infantil, organizado pelo Escritório do livro da Embaixada da França no Brasil e pelo Serviço de Cooperação linguística francesa, volta este ano e homenageia… AO CONTO !

OS CONVIDADOS

banniere newsletter

JUDITH GUEYFIER Após a Escola Duperré em Paris, e depois as Artes Decorativas de Strasbourg, Judith Gueyfier se lança na edição para criança. O seu trabalho fino e sensível Se impôs em algumas obras. Ela tem livros publicados nas Edições Ricochet e nas Edições Rue du Monde, entre outras. Ela tem também um blog onde ela expõe o  seu trabalho e o seu universo gráfico  que se alimenta das suas muitas viagens. Seu trabalho é publicado no Brasil na Pallas Editora: O Bigode do leão, e O nascimento da noite, de Jean-Jacques Fdida e na ed. Viajante do Tempo: Diarabi e Mansa, de Souleymane Mbodj.

MURIEL BLOCH : Muriel Bloch é uma contadora de histórias que viaja pela França ao encontro do seu público. Desde 1979, ela conta nos festivais na França e no exterior, nos museus, nos teatros e em France Culture. Ela é responsável pela formação sobre o conto e as histórias em La Joie par les livres. Ela é professora na Universidade Paris VIII no departamento de Artes. Ela é autora de vários livros ilustrados, principalmente nas edições Gallimard jeunesse, Syros, Albin Michel e Didier Jeunesse. Encontre mais informações sobre o trabalho da Muriel Bloch no blog: http://murielbloch.com/.

DANIELE RAMALHO : Daniele Ramalho é uma atriz, contadora de histórias e produtora cultural carioca. Formada em artes cênicas pela Unirio, ela integrou o « O Núcleo de estudos de Guimarães Rosa », que desde 2011 realiza projetos de leituras dramáticas em torno das obras do autor.  Daniela participou de diversos festivais como contadora de histórias (Casa do Conto em Paris, Casa da Palavra em Burkina Faso…). Ela é também diretora do Festival África Diversa, dedicado a cultura afro-brasileira e africana. Seu blog.

LAURENT CARDON : Laurent Cardon nasceu na França e atualmente vive em São Paulo. Formado na Gobelins em Paris, ele trabalha como ilustrador, arista gráfico e storyboarder. Já trabalhou com animação para séries de TV e filmes na França, China, Coreia, Espanha… Nesse sentido, fundou o estúdio de animação Citron Vache em São Paulo. Paralelamente a seu trabalho em com animação, ilustra livros para jovens e adolescentes editados por editoras no Brasil.

UMA EXPOSIÇÃO « Béatrice Tanaka »

123

Béatrice Tanaka nasceu em 1932 na Romênia, em uma família judia de língua alemã. Aos 12 anos, fugindo dos regimes totalitários e da guerra na Europa com seus pais, ela atravessou o Mar Negro à bordo de um barco de imigrantes e chegou à Palestina, onde ficou três anos, antes de emigrar para o Brasil, em 1947. Ela viveu durante 60 anos entre o Rio de Janeiro e Paris com o seu marido, Flavio-Shiró, um artista brasileiro nascido no Japão. A exposição é uma homenagem à vida e à obra desta autora « contadora de histórias », que promoveu a cultura, entre a França e o Brasil, através do seu amor ao universo infantil, a literatura juvenil, o teatro, e os mitos populares brasileiros…

 O FESTIVALZINHO NAS TELAS DE CINEMA !

nouvelles affiches copyA programação do “Meu Festivalzinho” terá também repercussão nas salas de cinema. Desde a primeira edição do evento, o Instituto Francês do Brasil trabalha em parceria com o Festival Varilux, Festival de Cinema francês, que acontece no mesmo período. Em 2017, “Les quatre saisons de Léon” (quatro curtas metragens), “Le voyage de Fanny” e o documentário “Amanhã” serão exibidos em várias salas do Brasil.

 

 UMA PROGRAMAÇÃO NO BRASIL

Programação em Rio de Janeiro

Programação em São Paulo

Programação em Brasília

Programação em Recife

banniere meu festivalzinho 2017

 

Contato parceiros:

alice.toulemonde@diplomatie.gouv.fr

Contato imprensa:

marlene.bertrand@diplomatie.gouv.fr

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]