Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 15/03/2011, 0:00h
-

-

[+]

Mesa Redonda com Christian Topalov

"L‘aventure des mots de la ville"

Apresentando 264 artigos e 160 autores, o livro L’aventure de mots de la ville (ed. Robert Laffont,2010) trata das palavras que utilizamos quando falamos das cidades em sete das principais línguas europeias e da língua árabe – as quais, junto com a tradição greco-latina, foram de grande contribuição para o vocabulário urbano.

A obra, segundo seu coordenador, não é um dicionário. É quase um “guia de viagem” sobre como culturalmente as palavras circulam e viajam pelo tempo, sobre suas mudanças de sentido, como elas interagem umas com as outras em diferentes línguas e linguagens, e como dominam, recortam, excluem e buscam definir a nossa experiência de vida coletiva e social. Em outras palavras, ela analisa o modo como falamos da cidade e, ao dizê-la, como falamos de nós e do outro.

No Brasil, a pesquisa em língua portuguesa foi coordenada por Maria Stella Bresciani (Unicamp) e reuniu mais de 20 pesquisadores de diferentes universidades do país. (Editora Robert Laffont, 2010).

Nascido em Trojan, Bulgária, Christian Topalov exerce atualmente o cargo de diretor de pesquisas do Centro Maurice Halbwachs (CMN), no qual é responsável pela equipe Enquêtes, Terrains, Théories (Enquetes, terrenos, teorias, em francês). Além disso, o sociólogo e historiador é o diretor de pesquisa da École des hautes études en sciences sociales (EHESS). Topalov também foi professor visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1988.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]