Artes Visuais

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 25/08/2011, 0:00h
-

-

[+]

Livraria: um espaço social

O papel das livrarias na cidade

Esse estudo, realizado pelos sociólogos Fabrice Raffin et Sonja Kellenberger, especialistas nos domínios da cultura, da cidade e da cidadania, coloca em foco o tripé cliente-livraria-território. Um dos argumentos é que se a livraria tem sua origem no projeto do livreiro, os usuários contribuem para sua evolução. E se ela tem um sentido na dinâmica da cidade, está contribuindo para o reequilibrio e a descentralização territorial (questão sempre incontornável nas políticas públicas francesas).

As livrarias são essencialmente lugares sociais, lugares para leitura e conversa mas também para encontros fortuitos, reencontros e estudos – mostra o texto. Em uma pesquisa feita pela Ipsos para o periódico LivresHebdo, por exemplo, 58% dos clientes afirmam abrir a porta de uma livraria com a intenção de comprar um livro, mas 42% esperam simplesmente dar um volta ou ver os livros: “Enquanto a livraria La Galerne estava presente, existia um mundo. Para mim, quando ela fechou, as outras lojas desapareceram e a vida desapareceu.”, diz um entrevistado. “A livraria desempenha um determinado papel na vida de uma cidade. Se ela não tem uma livraria, não caminhará.”, diz outro.

O estudo está disponível gratuitamente (em pdf e em francês) no site da BPI: clique aqui

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]