Literatura

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 03/05/2016, 18:00h
BiblioMaison

Espaço Cultural A Maison, Av. Presidente Antonio Carlos, 58/11º, Centro - RJ

[+]

Lançamento de livro na BiblioMaison

O lançamento do livro « Jeanne Bonnot, uma vida entre guerras », (Edições Mulheres, 2015) de Eliezer Moreira e Noemi Flores acontecerá no dia 03/05 na Bibliomaison das 18h às 19h30.

“A história da francesa Jeanne Bonnot pode ser exemplar para muitas mulheres no Brasil. Nascida em 1848 em Paris, ela viveu entre duas grandes guerras e acompanhou de perto momentos históricos como o nascimento da Comuna de Paris.  Sem realizar uma crônica genealógica dos Bonnot o livro “JEANNE BONNOT – uma vida entre guerras” nos apresenta uma extraordinária mulher que viveu entre a França e o Brasil, teve três casamentos, serviu de enfermeira durante a primeira grande guerra, além de criar uma grande família, deixando filhos, netos, bisnetos. Sem dúvida uma mulher a frente do seu tempo.”

O evento contará com a presença das duas autores Eliezer Moreira e Maria Noemï Flores.

Sobre a autoras:

ELIEZER MOREIRA é autor de A Pasmaceira, agraciado com o Prêmio Graciliano Ramos de Romance, da União Brasileira de Escritores (Editora Record, 1990). Jornalista de formação, atuou como roteirista da TV Educativa do Rio de Janeiro, entre 1985 a 2010, e também como roteirista de produções independentes. Foi repórter e redator da revista Veredas, do Centro Cultural Banco do Brasil, entre 1996 e 2000. É mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Seu romance mais recente, Florência diante de Deus, foi publicado pela Editora Patuá (São Paulo, 2014).

MARIA NOEMÏ FLORES é pintora formada pela Escola Nacional de Belas Artes (RJ). Sua primeira exposição individual – Aquarelas da Bahia – foi realizada no Diretório da Escola Nacional de Belas Artes, em 1946. Ilustrou o livro Aves da Restinga – edição do Centro de Pesquisas Florestais e Conservação da Natureza (Rio de Janeiro, 1962). Desenhou o painel de azulejos da fachada do fórum da cidade de São Gonçalo (RJ, 1949). Ministrou curso de pintura em tecido patrocinado pelo Jornal do Brasil em parceria com a indústria de tintas Imprimex (1952). Compassos da Cor – Colchas de Retalho, foi mais uma de suas exposições individuais, realizada no Museu do Folclore Edison Carneiro (Rio de Janeiro, 1996). Recebeu o 1º Prêmio do Concurso Aspectos do Jardim Botânico, Desenho (1999). Aquarelas de sua autoria ilustram Natureza e Ser, coletânea de poemas de Olga Savary (Editora Patuá, 2013). Foi, ainda, produtora e redatora da Rádio Ministério da Educação e Cultura (RJ) de 1962 a 1990, experiência de que resultou seu primeiro livro, Brasileiras Notáveis, uma Abordagem Radiofônica (Editora Mulheres – Edunisc, Florianópolis, 2006). Atuou como pesquisadora e coordenadora editorial do livro Paulo O. F., sobre a vida e obra do artista plástico Paulo Osório Flores, de autoria de André Seffrin (Editora Calibán, 2008).

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]