SAIBA MAIS

PATROCINADORES

Literatura

INFORMAÇÕES GERAIS

domingo, 03/11/2013, 18:30h
Porto Alegre - Teatro Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Veríssimo

CCEEV – Rua dos Andradas, 1223

[+]

Jules Verne, famoso, porém desconhecido

Além dos romances de aventura, uma visão da existência moderna

No domingo, 03 de novembro, às 18h30, em  Porto Alegre, Agnès Marcetteau ministrará a palestra “Julio Verne, famoso, porém desconhecido.  Além dos romances de aventura, uma visão da existência moderna.” O evento acontecerá no Teatro Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Veríssimo (CCEEV – Rua dos Andradas, 1223, 90020-008 Porto Alegre). Terá entrada franca e tradução simultânea.

A obra e a personalidade de Julio Verne têm sido o alvo de reduções e simplificações: o inventor do submarino, o pioneiro da viagem interplanetária, o romancista juvenil…

Uma visão crítica e pesquisas mais sérias e aprofundadas realizadas nas últimas décadas permitiram o (re)descobrimento de toda a riqueza e complexidade da sua obra, revelando diversas facetas de Verne: o escritor totalmente dedicado à sua arte, o colaborador de Hertzel, o filósofo e o sociólogo.

Tomando caminhos inéditos e questionando o lugar do homem em um ambiente em rápida mutação, Verne soube expressar os sonhos e as problemáticas de seu tempo, ao mesmo tempo em que abria novas visões de mundo.
A conferência terá como objetivo relatar e analisar esta aventura literária única no seu gênero, que manteve toda a sua atualidade e que nos disponibiliza muitas chaves para uma compreensão mais clara do nosso tempo.

Agnès Marcetteau é arquivista-paleógrafo, diretora da Biblioteca Municipal e do Museu Jules Verne de Nantes (França). Ela gerencia o Fundo Jules Verne, constituído de mais de 5000 documentos relativos à obra do autor. Anteriormente, ocupou um cargo no Serviço do Patrimônio da  Direção do Livro e da Leitura.

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

CIêNCIAS HUMANAS

Denis Merklen no Brasil
08/11/2014

COLóQUIOS E SEMINáRIOS

60ª Feira do Livro de Porto Alegre
31/10/2014

FEIRAS

Feira Pan-Amazônica do Livro: a Guiana Francesa
30/05/2014

LITERATURA

Pascal Quignard, Literatura Fora das Fronteiras
07/10/2013

CIêNCIAS HUMANAS

Congresso brasileiro dos professores de francês
16/09/2013

LITERATURA

Homenagem a Aluísio Azevedo
06/08/2013

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]