Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

sexta, 09/05/2014, 19:00h
Espaço Cultural Alagados

R. Direita do Uruguai (fim de linha), s/n, Uruguai - Salvador (BA)

[+]

segunda, 05/05/2014, 14:30h
Teatro José Aparecido de Oliveira (Teatro da Biblioteca Pública Estadual)

Praça da Liberdade, 21 - Belo Horizonte

[+]

Jean-Yves Loude

Lançamento do livro "A Kalimba de Bama" em Belo Horizonte e Participação na FLUPP BRASIL em Salvador da bahia

Jean-Yves Loude, étnólogo e autor francês, testemunha há mais de veinte anos sobre a diversidade das culturas do mundo. Autor de numerosos livros, ele nos entrega a sua experiência e visião do mundo a travès de livros de varios gêneros literarios, da novela ao livro infantil.

Jean-Yves Loude apresentará em Belo Horizonte, entre dia 4 e 7 de maio, sua narrativa A Kalimba de Bama, que conta como teria surgido a kalimba, instrumento musical tipicamente africano. Também chamado de “sanza” ou “piano de polegar”, esse instrumento é encontrado em todo o continente africano. Jean-Yves também falará sobre seu processo de escrita e sobre suas viagens à África.

sanzadebama

Jean-Yves Loude estará também na FLUPP BRASIL em Salvador da Bahia. Em Salvador, o encontro  acontece na região de Alagados, nos dias 9 e 10 de maio. Jean-Yves Loude, debatera dia 9 de maio as 19h, com a bahiana Ana Maria Gonçalves sobre “O global e o local” e a questão da identidade, retomando historias e questões descubertas durante a sua viajem atras das Pepitas brasileiras.

pepites

4 de Maio 11h00: auditório do Memorial Minas Gerais – Vale – Belo Horizonte

apresentação da Trupe Maria Farinha

Na voz de Sandra Bittencourt e percussão de Babu Xavier, da Trupe Maria Farinha, uma manhã cantarolante na qual palavra tem cor, pintura tem som, e elas se juntam à narrativa da obra de Jean-Yves Loude.

Após a apresentação da Trupe, o autor apresentará sua narrativa A Kalimba de Bama. Jean-Yves também falará sobre seu processo de escrita e sobre suas viagens à África.

A publicação do livro tem o apoio da Embaixada da França.

Entrada gratuita, sujeita a lotação.

5 de maio :  Lançamento oficial da publicação francesa no Brasil – Belo Horizonte

Com a presença da tradutora Maria Emília Palha Faria e da adida cultural do Consulado Francês em Belo Horizonte Christine Masson no Teatro José Aparecido de Oliveira na Biblioteca Pública Estadual (Praça da Liberdade, 21). Parte do público será composta por estudantes de escolas públicas. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.

5 e 7 de maio : Biblioteca Estadual Luiz de Bessa  (Circuito Cultural) –
Belo Horizonte

O escritor e etnólogo francês Jean-Yves Loude vai participar entre 5 e 7 de maio de diversos bate papos com os leitores da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Circuito Cultural da Praça da Liberdade) sobre sua obra A Kalimba de Bama, que trabalha referências simbólicas e míticas africanas. O encontro vai trabalhar elementos literários, por exemplo, metáforas e intertextualidade. A atração contará com a apresentação musical e teatral da Trupe Maria Farinha.

9 e 10 de maio :  FLUPP Brasil – Salvador  (Bahia)

Jean-Yves Loude, dará uma palestra com um autor bahiano sobre “O global e o local” e a questão da identidade. Ele nos dará sua visão de étnólogo e de viajante sobre esse assunto.

 

 

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]