SAIBA MAIS

Livro e leitura

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 09/12/2014, 14:00h
Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro 1000 - CEP 01504-000 tel 3397 4002 - Paraíso São Paulo - SP

[+]

sexta, 12/12/2014, 15:00h
Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro 1000 - CEP 01504-000 tel 3397 4002 - Paraíso São Paulo - SP

[+]

Jean- Marie Ozanne no PMLLB

Jean-Marie Ozanne, editor e livreiro francês, volta no Brasil após de ter participado da Bienal do Livro de São Paulo e da Convenção Nacional de Livrarias.

Dessa vez, ele participará de dois eventos maiores que tratarão da questão do livro no mundo e no Brasil.

Seminário Internacional sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) de São Paulo

O evento acontecerá entre 9 e 11 de dezembro no Centro Cultural São Paulo. Ele será realizado com o objetivo de estabelecer políticas públicas claras para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas e garantir recursos para sua implementação; assegurar o acesso aos livros e a inclusão de todos; promover a integração entre escolas, bibliotecas e outros espaços; debater e promover a formação de mediadores e a bibliodiversidade (diversidade de temas, títulos, editoras e autores na produção editorial e nos acervos); desenvolver e apoiar ações de literatura, incentivando a criação, leitura, pesquisa, teoria e crítica literária; e contemplar escritores, editores e livreiros, entre outros.

As inscrições devem ser realizadas por este link.

Dia 09/12 das 14h às 15h, JM Ozanne participará da mesa redonda II “Democratização do acesso”.

Os temas seguintes serão abordados : Bibliotecas de acesso público – Outros espaços de leitura – Distribuição de livros e outras formas de leitura – Tecnologias da Informação e da Comunicação – Acessibilidade

Junto com ele, estarão Patrícia Konder Lins e Silva  (Escola Parque), Vera Saboya (daBPE, Biblioteca Parque Estadual de Rio de Janeiro) e Eugênia Augusta Gonzaga Fávero  (Procuradora da República em São Paulo). 

Dia de Sensibilização e Conferência sobre o preço único do livro

Dia 12/12 das 15h às 21h no Centro CCSP, Jean- Marie Ozanne falará da experiência francesa através dos temas.

Tema 1: A lei do preço único : uma lei de desenvolvimento sustentável

O Jean-Marie Ozanne, a través do exemplo francês, considerará a problemática geral de criação duma lei do preço único do livro. Ele irá falar do processo de criação duma lei desse tipo, dos seus vários benefícios  (bibliodiversidade, regulação do mercado…) mas também dos obstáculos que podem surgir nesse caminho. Ele propor considerar e explicar o processo de criação da lei em todos os seus aspectos.

Tema 2: Os desafios da regulação do mercado do livro

Vários países adoptaram uma lei do preço único do livro. Porém, alguns deles não consideraram o conjunto de possíveis incidências. Por conseguinte, as leis adoptadas acabam sendo inadaptadas e facilmente contornáveis. A lei do preço único na França, votada no dia 10 de agosto de 1981 foi modificada repetidamente, segunda as tentativas de contorno de atores locais, nacionais ou mundiais.

O objetivo dessa jornada de sensibilização sobre a lei do preço único do livro sendo criar um diálogo construtivo com os profissionais brasileiros do livro presentes, no objetivo de avançar juntos.

Sobre Jean-Marie Ozanne

Ele criou em 1981 a Livraria Folies d’Encre em Montreuil na periferia de Paris e em 2000, as edições do mesmo nome. A livraria Folies d’Encre foi uma das primeiras a se instalar na periferia. A editora publicou autores como Moacyr Scliar, Carlos Heitor Cony, Paulo Rodrigues, Verissimo, Mauricio Rosencof, Joseph Roth, Ana Maria Shua, entre outros.

Ele é um dos fundadores do Salon du livre jeunesse de Montreuil, o maior evento de literatura infantil juvenil da França. Ele é também professor em varias universidades, no Instituto Nacional de Formação em Livraria e foi membro da diretoria do Sindicado da Livraria Francesa.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]