Autor

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 24/11/2016, 11:00h
Rio de Janeiro

Espaço Cultural na Maison - Av. Presidente Antonio Carlos, 58 - Centro

[+]

FOCO HQ na Maison

Dia 24 de novembro de 2016, o espaço cultural A Maison recebe um dia de oficinas e mesas de debate em torno da 9a arte com as participações especiais de Marcello Quintanilha, Pénélope Bagieu, Paula Anacaona, De Maio, Robson Vilalba entre outros..

Programação : 
11h- 12h30: Palestra de Octávio Aragão : “O jornalismo em quadrinhos no mundo e os exponentes no Brasil como exercícios sobre a construção de noticias em quadrinhos”.

14h – 16h : Oficina com Pénélope Bagieu : “Criação de uma HQ coletiva”
(vagas limitadas inscriçao : mediateca@maisondefrance.org.br)

16h – 18h : Masterclass com Marcello Quintanilha : “Narrativas em quadrinhos”
(vagas limitadas, inscriçao : mediateca@maisondefrance.org.br)

18h – 19h : Mesa de debate “A questao social na HQ” com a participação de Paula Anacaona, Alexandre De Maio, Férrez (a confirmar), Robson Vilalba e a FLUPP.

19h30 – 20h30 : Bate-papo “Marcello Quintanilha : um quadrinista quebrando fronteiras” com a presença de Marcello Quintanilha e mediação de Octávio Aragão

20h30 : Lançamento do livro “Uma morte terrível” de Pénélope Bagieu e mediação de Arnaud Vin (Nemo Editora)

21h30 : Ceremônia de premiação FLUPP

A partir das 17hs, venda de HQ (A Bolha Editora, Beleléu e Livraria Leonardo da Vinci).
Pénélope Bagieu 
Nasceu em Paris, em 1982. Estudou cinema de animação na Ensad e fez uma passagem pela Central Saint Martins de Londres. De volta a Paris, cria em 2007 “Ma vie est tout à fait fascinante” [Minha vida é realmente fascinante], um blog ilustrado no qual expõe sua vida cotidiana com um humor e uma graça que acertam no alvo. Com a publicação do blog em forma de livro, seu sucesso se expande para as livrarias, e Pénélope passa a fazer diversas ilustrações editoriais, trabalha para grandes campanhas publicitárias, desenha as aventuras de Joséphine e assina até uma coleção de lingerie. Em todos os trabalhos, Bagieu tem sempre uma maneira muito pessoal de dialogar com sua época sem se deixar enganar por ela. “Uma morte horrível” é sua primeira narrativa longa.

Marcello Quintanilha 
Marcello Quintanilha é o mais importante quadrinista surgido no Brasil nos últimos vinte anos. Seus álbuns têm recebido todos os tipos de prêmios, têm sido publicados na Europa e seus desenhos enfeitam as páginas de publicações tão diversas quanto à revista Vogue e o jornal espanhol El País. Publicou entre outros Tungstênio (2015) e Talco de Vidro (2015)

Paula Anacaona
Paula Anacaona é tradutora, apaixonada pela literatura em geral e particularmente a literatura brasileira. Criou a Editora Anacaona que se especializa na literatura marginal, das minoridades raciais ou socioeconômicas.

Alexandre De Maio 
Alexandre De Maio faz jornalismo em quadrinhos influenciado pela cultura hip hop e comprometido com temas sociais. Nascido em 1978, em São Paulo, a cultura de rua foi fator determinante para a sua carreira. Ele publicou junto com Ferrez a HQ “Desterro” (Ed Anadarco).

Robson Villalba
Colaborador na Gazeta do Povo, Robson Villalba trabalha com o jornalismo em quadrinhos. A sua última obra é a HQ “Notas de Um Tempo Silenciado” que conta a história do golpe que instalou uma ditadura militar no Brasil em 1964.

Arnaud Vin 
Diretor executivo da Editora Nemo

Octavio Aragão
Dr. em Artes Visuais e Professor Adjunto na Escola de Comunicação (UFRJ)

 

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]