Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 14/04/2011, 0:00h
-

-

[+]

Encontro Ideologia e Filosofia

Sobre os filósofos convidados

O encontro tem como ponto de partida o ensaio « Heidegger, l’introduction du nazisme dans la philosophie : autour des séminaires inédits de 1933-1935 » [Heidegger, introdução do nazismo na filosofia: em torno de seminários inéditos de 1933-1935»] de Emannuel Faye (2005), no qual os fundamentos da obra de Martin Heidegger são avaliados na sua relação com o nacional-socialismo. François Laruelle, por sua vez, abordará questões acerca da filosofia e da democracia, bem como a pertinência do político enquanto categoria democrática permanente.

Emmanuel Faye

Diretor do Centre d’Histoire de la Philosophie Moderne et Contemporaine e Vice Presidente da Université Européenne de Recherche em Paris Emmanuel Faye é autor da obra “Heidegger, Introduction du nazisme dans la philosophie”, publicada pela editora Albin Michel, no ano de 2005 (reeditada pela Le Livre de Poche, no ano de 2007. Nesta obra, o autor busca estabelecer algumas ligações conceituais entre a filosofia e o tecido narrativo ideológico, a partir do estudo de caso das aulas de inverno proferidas pelo filósofo alemão Martin Heidegger nos anos de 1933-34. O trabalho de Faye tornou-se conhecido no meio acadêmico internacional porque conjugava reflexão filosófica e ao mesmo tempo pesquisa histórica, explorando esse intrigante e ao mesmo tempo perigoso casamento entre filosofia e ideologia na ambiência do pré-guerra. O livro está disponível para nossos leitores, fazendo parte do acervo da Mediateca, juntamente com outras obras que se debruçam sobre o tema, como é o caso de Naissance de L’Idéologie Fasciste, do historiador israelense Zeev Sternhell (Gallimard, 1994).

François Laruelle

Criador do conceito de “não-filosofia”, François Laruelle é oriundo do Collège International de Philosophie e da Universidade Paris X: Nanterre. Gilles Deleuze e Felix Guatarri declararam publicamente que consideravam o trabalho deste filósofo “um dos empreendimentos mais interessantes no campo da filosofia contemporânea” . De sua autoria a Mediateca  apresenta a seu público os títulos “Dictionnaire de la Non-Philosophie” e também “La Grève des Philosophes”. O filósofo François Laruelle buscará em sua intervenção sugerir algumas questões teóricas acerca da filosofia e da democracia e da pertiência do político enquanto categoria democrática permanente.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]