SAIBA MAIS

Artes Visuais

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 29/08/2013, 16:00h
Auditório Fundação Casa de Rui Barbosa

R. São Clemente, 134 - Botafogo Rio de Janeiro, 22260-000 (21) 3289-4600

[+]

Diálogos França-Brasil na Casa Rui Barbosa

No dia 29 de agosto, em parceria com a UFRJ e o Consulado da França no Rio de Janeiro, a Fundação Casa de Rui Barbosa promove um primeiro encontro “diálogos França – Brasil” com dois pesquisadores franceses especialistas da arquitetura e da arte do seculo XIX.

Programação: 

– 16h Charles Percier, architecte et designer, por Jean-Phillipe Garric. Debate

Conferência sobre o arquiteto e desenhador de interior Charles Percier (1764-1838) um dos principais criador do Estilo Empire.

Jean-Philippe Garric é arquiteto, professor de historia da arquitetura na Universidade de Paris-I Panthéon Sorbonne, diretor de pesquisa no centro IPRAUS e diretor das coleções de livros de arquitetura pela editora Mardaga.  É autor do livro: Percier et Fontaine, les architectes de Napoléon. Paris: Belin, 2012.

17h15 lanche

– 18h O ornamento “à época de sua reprodução mecanizada” (1770-1851), por Valerie Nègre.  Debate

Conferência sobre as consequências estéticas e sociais resultantes do estabelecimento da produção em serie de ornamentos para decoração de edifícios na França, a partir de meados do século XVIII. Que modelos foram concebidos? Quem os fez? E como se combinavam os proprietários, empreiteiros e arquitetos? Como esses ornamentos foram gradualmente separados da arquitetura, a mudança no valor (social, simbólico) e o impacto resultante nas categorias como o monumental e o mundano, o público e o privado.

Valérie Nègre é arquiteta, professor na Ecole nationale supérieure d’architecture Paris La Villette. É autor do livro L’Ornement en série. Architecture, terre cuite et carton-pierre. Liège: Mardaga, 2006.

Em francês com tradução simultânea

Entrada franca

Promoção do LeU/Prourb, FAU/UFRJ, Fundação Casa de Rui Barbosa e Consulado Geral da França no Rio de Janeiro

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]