Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 09/03/2010, 0:00h
-

-

[+]

Conferência de Christian Puren

Conferência: A nova « perspectiva acional » do agir social sob a ótica da evolução histórica da didática das línguas « de cultura »]

Resumo :
Pode-se distinguir, ao longo da evolução didática no último século, uma sucessão de « configurações didáticas » geradas, cada uma delas, pela situação de uso (i.e. em sociedade) da língua-cultura na qual se pretende formar os aprendizes, situação de uso que dá origem aos objetivos sociais, linguageiros e culturais de referência, ao agir do uso e, por homologia, ao agir de aprendizagem de referência, e, enfim, à construção metodológica correspondente.
Todas as grandes construções metodológicas (metodologia tradicional gramática-tradução, metodologias direta e ativa, metodologias audio-oral e audiovisual, abordagem comunicativa) tiveram, forçosamente, no passado, sua própria « perspectiva acional », se entendermos esta expressão em seu sentido abstrato de relação entre o agir do uso e o agir da aprendizagem de referência da época em questão.
Será abordada esta sucessão de configurações didáticas, de maneira a pôr em evidência a originalidade da nova perspectiva acional proposta pelos autores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas de 2001. Conclui-se com a ideia de que no âmbito de uma Didática complexa das línguas-culturas, doravante são cada uma dessas configurações que os professores devem ser capazes de realizar em função das demandas institucionais e das necessidades dos aprendizes.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]