SAIBA MAIS

Colóquios e seminários

INFORMAÇÕES GERAIS

quarta, 23/09/2015, 13:30h
Colégio dos Altos Estudos Brasileiros

Av. Rui BArbosa, 762 - Flamengo

[+]

Colóquio Poesia & interfaces

Colóquio Poesia & interfaces: operações, composições, plasticidades.

O colóquio Poesia & interfaces acontecerá de 23 a 25 de setembro de 2015 no Colégio Brasileiro de Altos Estudos e terá como foco os intelectuais franceses contemporâneos Christian Prigent e Pierre Alferi.

Christian Prigent fundou em 1969, com Jean-Luc Steimetz, a revista TXT, e a dirigiu até 1993. Durante as décadas de 1970-1980, Prigent passou temporadas ensinando em Roma e em Berlim antes de retornar para a Bretanha, onde vive atualmente. Publicou seu primeiro livro em 1969, e desde então foram mais de 40 títulos entre a poesia, a prosa, o ensaio, a crônica e a tradução (do alemão, do italiano, do latim, do inglês). No campo da reflexão teórica e crítica, Prigent não temeu as grandes questões, retomando, por exemplo, em livro de 1996, a pergunta de Hölderlin: “Para que (Por que) ainda (há) poetas?” [À quoi bon encore des poètes?]. Tem realizado cada vez mais regularmente leituras públicas de sua obra na França e em outros países, privilegiando o que define em seus ensaios como “a voz-do-escrito”.

Poesia & interfaces pretende refletir sobre poesia contemporânea francesa e brasileira, prestando mais atenção nas estratégias de criação, de reflexão e de exposição. Os tópicos com mais enfoque serão as relações de apropriação e expropriação criadas entre esta poesia (a poesia de nossos tempos) e outras expressões artísticas. Junto a eles também haverá o debate sobre poesia e filosofia contemporânea, a história de suas formas nos dois continentes.

O evento contará com a participação de intelectuais franceses, brasileiros e estrangeiros. Entre eles, o poeta, autor e crítico Christian Prigent.

Em torno de Roland Barthes

No dia 24/09 a partir das 19h os resultados do concurso nacional Barthes Vision serão anunciados depois da mesa Em torno de Roland Barthes com Christian Prigent e Romaric Bruel, mediação de Alexandre Gefen (CNRS).

Informações:  Para inscrever-se no colóquio, é preciso enviar um email com nome para:poesia.interfaces.2015@gmail.com. Haverá inscrição na hora dependendo do número de vagas.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]