Ciências

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 02/08/2011, 0:00h
-

-

[+]

Ciência à la Carte: Problemas de memória

Mal de Alzheimer

No âmbito do Ciclo Cultural Ciência à la Carte, a Mediateca da Maison de France recebe Martha de Sant’Anna, psicóloga clínica, neuropsicóloga e especialista em mal de Alzheimer, para a palestra intitulada Problemas de Memória.

Martha de Sant’Anna é pesquisadora voltada para o tratamento não-farmacológico de problemas cognitivos. Formada no Brasil e pós-graduada na França, onde atualmente vive e trabalha, publicou diversos artigos em revistas especializadas. Seu último trabalho, Renforcement cognitif par les contes de fées [Reforço cognitivo através dos contos de fadas] (Éditions Solal, 2011), é um estudo em que, a partir de narrativas esquemáticas e cadenciadas, propõe exercícios para estimular as funções cognitivas de pessoas com problemas de memória. Martha vem à Mediateca falar de seu trabalho e apresentar seu livro (ainda sem tradução para o português).

Sobre o livro

Alguns estudos sobre a plasticidade do cérebro mostram que indivíduos portadores de problemas mnésicos seriam capazes de melhorar suas performances após treinamento. O que contribuiria para retardar e/ou atenuar o declínio cognitivo. Baseado nesse modelo científico, um novo método foi elaborado visando o reforço e a optimização dos recursos cognitivos residuais na busca de um impacto psicoafetivo positivo. Este método é o objeto da obra de Martha de Sant’Anna. O ponto de partida de cada atividade é o conto de fadas: uma narrativa esquematizada e de cadência particular que favorece a mobilização de imagens mentais e o estímulo de vários processos intelectuais. As atividades decorrentes estimulam uma solicitação metódica das funções acumuladas suscitando o prazer de funcionar e a reativação da autoestima. Esta modalidade de trabalho deve idealmente ser realizada em binômio: 1) pela pessoa sofrendo de problemas cognitivos leves ou de problemas orgânicos degenerativos iniciantes a moderados, e 2) por um terceiro (membro da família ou profissional de saúde) que lerá os textos e enquadrará os exercícios associados. O reforço cognitivo através dos contos de fadas é uma modalidade terapêutica que não substitui o tratamento medicamentoso. Ele permite estimular as funções variadas e se inscreve em um projeto terapêutico global e não exclusivo.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]