Literatura

INFORMAÇÕES GERAIS

segunda, 21/09/2009, 0:00h
-

-

[+]

Ciclo Mediateca em Letras

Gisèle Cossard

Gisèle Cossard, na época mulher do embaixador da França no Rio de Janeiro (década de 1960), comparece a uma festa de candomblé em Caxias, na Baixada Fluminense. Durante os festejos, perde o controle e entra em transe. Sua vida muda completamente em direção à África, ao Brasil e ao Candomblé. Na volta a Paris, já iniciada pelo pai-de-santo Joãozinho da Goméia, escreve sua tese de doutorado sobre o tema, orientada por Roger Bastide. Anos depois, retorna ao Brasil como Conselheira Pedagógica do Serviço Cultural Francês. Através de amigos como Pierre Verger, se aprofunda cada vez mais nas raízes da cultura africana. Compra uma casa em Santa Cruz da Serra que se tornaria o seu terreiro, onde reina até hoje, aos 83 anos. Batizada Omindarewá, ou água límpida, Cossard se tornou a primeira mãe-de-santo européia do Brasil.

Em seu livro ‘Awô – O mistério dos orixás’ (Editora Pallas, 2006), Gisèle Cossard nos apresenta o que vem a ser a religião dos Orixás e como ela se firmou no Brasil; suas identidades e diferenças através do olhar acadêmico e das experiências religiosas de uma mãe-de-santo francesa.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]