Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 15/09/2009, 0:00h
-

-

[+]

Ciclo Diálogos : Georges Bernanos no Brasil

Terça-feira, 15 de setembro, na Livraria Leonardo da Vinci

Debate com Sébastien Lapaque sobre a obra de Georges Bernanos e sua influência no Brasil do pós-guerra.

Escritor, moralista e panfletário francês, Georges Bernanos (1888-1948) participou intensamente da vida política de seu país: foi soldado de trincheira na Primeira Guerra Mundial e repórter na Guerra Civil espanhola. Dirigiu na juventude, em Rouen, L’Avant-garde, semanário de inspiração monárquica. Só aos 38 anos publica o seu primeiro romance, Sous le soleil de Satan. Seguem-se L’Imposture (1927), La joie (1929), La Grande Peur des bien-pensants (1931). Exilado no Brasil, onde ficará durante toda a II Guerra Mundial, publicou Nous autres, français (1939), Lettre aux anglais (1943). Instalou-se primeiro em Itaipava, no estado do Rio de Janeiro, depois residiu em Juiz de Fora, Vassouras e Pirapora onde escreveu Les enfants humiliés e tentou a criação de gado. De 1938 a 1945 residiu em Barbacena, Minas Gerais, numa casa situada no bairro Cruz das Almas que lhe foi oferecida por amigos. Esta casa hoje se transformou no “Museu George Bernanos”. Ali veio a terminar a sua obra Monsieur Ouine, que publicou na França, por ocasião do seu regresso em 1946.

Sébastien Lapaque é ensaísta, romancista e crítico literário do jornal Le Figaro. Nasceu na Alemanha em 1971. Publica seu primeiro romance Les Barricades mystérieuses em 1998, seguido de Les idées heureuses (1999) laureado com  o prêmio François Mauriac da Academia francesa. Especialista na obra de Georges Bernanos – vários de seus ensaios foram dedicados a ele – o autor assina também inúmeras antologias literárias como Paresse e um conjunto de artigos intitulados Mitologia Francesa. Conhecido por suas posições políticas de direita, foi como conservador que publicou em 2008 um virulento panfleto dedicado ao presidente Nicolas Sarkozy: Il faut qu’il parte. Amante de vinhos, publica em 2006 o Le petit Lapaque des vins de copains. Em 2009, publica o romance Les identités remarcables pela editora Actes Sud.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]