SAIBA MAIS

Artes Visuais

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 23/09/2014, 19:30h
Auditório do MAR

Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro

[+]

O Espectro Cinematográfico

O Museu de Arte do Rio (MAR)  juntamente com o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ organizam o ciclo de conferências O Espectro Cinematográfico.

O evento, que acontece no MAR de 23 de setembro a 11 de novembro de 2014, reúne pesquisadores nacionais e internacionais: André Parente (UFRJ), Giuliana Bruno (Universidade de Harvard), João Luiz Vieira (UFF), Noam Elcott (Universidade de Columbia) e Stefan Andriopoulos (Universidade de Columbia).

Nessa edição participam também dois professores franceses que darão cursos no ciclo, Arnaud Maillet (Paris I-Sorbonne) e Philippe-Alain Michaud (Centro Georges Pompidou).

Neste curso serão apresentadas algumas visões a respeito da imagem em movimento, partindo de uma perspectiva ampliada sobre a história e a teoria do cinema. Esse espectro será revelado por meio de diferentes focos no cinema e em suas relações com outras práticas artísticas, culturais e científicas. A análise compreenderá vários tópicos: a constituição do imaginário cinematográfico com suas evocações em antigos rituais de magia, em sessões de mesmerismo e em exibições de fantasmagorias, incluindo a magnitude e a imersão dos panoramas, bem como seus reflexos nas diversas mídias óticas dos séculos XVIII e XIX. O espectro em questão é uma força invisível em incessante circulação, que se desdobrou em calorosos debates no início do século XX. Além de seduzir os ilusionistas e seu público, seus mistérios também fascinaram os cientistas, assombrando os laboratórios da psicologia experimental e os gabinetes dos alienistas com seus poderes de sugestão. Por último, atualizando esse olhar caleidoscópico voltado para a história do cinema, o curso abordará as incorporações mais recentes do “espectro cinematográfico” e os modos em que ele é percebido nos atuais dispositivos de imersão, tais como as instalações e as construções de novas fantasmagorias, atmosferas e efeitos de presença.

O Espectro Cinematográfico nasceu da parceria entre o Museu de Arte do Rio de Janeiro e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ, através do Programa MAR na Academia.

Todas as conferências serão realizadas no auditório do MAR, às terça-feiras, das 19h30 às 22h.

As inscrições estão abertas até o 18/09 (com 90 vagas). Como se inscrever?

Acesse a pagina web do museu aqui e preencha o formulário de pré-inscrição. Os selecionados serão contactados por e-mail até dia 20 de setembro de 2014, mediante análise de texto de motivação. A entrada dos selecionados será realizada até 19h20. Após este horário será aberta a lista de espera por ordem de chegada, respeitando-se a lotação máxima do auditório.

Para mais informações:  www.museudeartedorio.org.br

 

 

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

ARTES VISUAIS

Arnaud Maillet no MAR
07/10/2014

ARTES VISUAIS

Philippe Alain Michaud de volta no MAR
27/09/2014

ARTES VISUAIS

Philippe Alain Michaud no MAR
23/09/2014

ARTES VISUAIS

A Espuma dos Dias
01/07/2013

ARTES VISUAIS

Georges Didi-Huberman no Rio
24/05/2013

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]