SAIBA MAIS

Link

Feiras

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 09/12/2014, 0:00h

Brasil no Salão do Livro de Paris 2015

Brasil será o pais homenageado no próximo Salão do Livro de Paris que acontecerá em março de 2015.

Hoje (9) ocorreu uma coletiva de imprensa em simultâneo em Paris e São Paulo, onde foi divulgada a lista dos 40 autores que foram selecionados para representar a literatura brasileira.  A operação ” Brasil homenageado” foi coordenada por um comitê de membros institucionais brasileiros formado pelo MinC e o Ministério dos Assuntos Exteriores, a Câmara Brasileira do Livro en parceria com o Ministério da Cultura francesa, o Centro Nacional do Livro (CNL) e o Institut Français.

A grande surpresa de essa seleção, é a presencia do autor Paulo Coelho. Em outubro de 2013, o autor recusou a participar da Feira Internacional de Livros de Frankfurt por protesto à seleção dos autores convidados pelo governo brasileiro. Conforme ele, “existe um cenário literário muito interessante no Brasil. Muitos autores jovens, que não aparecem na lista”, “infelizmente esses são ignorados e a politicagem interna acaba predominando”. Adauto Novaes, faz também parte da seleção, ele foi por 20 anos diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte/ Ministério da Cultura. Em 2000, fundou a empresa de produção cultural Artepensamento, que organiza o Ciclo Mutações no Brasil.

Na coletiva de imprensa de hoje, o Embaixador do Brasil declarou a vontade do seu pais em “consolidar a presencia do livro brasileiro na França para os próximos anos”. Brasil inverteu 35 milhões de dólares para fazer promoção da literatura local até o ano 2020, promoção que existe através do programa de apoio à tradução dos autores no estrangeiro. Aliás, o CNL lançou um apoio especial para o salão à editoras para tradução de livros brasileiros, até 70% dos custos de tradução poderão ser cobertos (saiba mais aqui).

Descobra a lista dos autores que estarão em Paris em março de 2015 para representar a “riqueza intelectual contemporânea” da literatura brasileira, ao clicar no link 09-12-14-Liste officielle des 48 auteurs brésiliens, invités du Salon du livre de Paris 2015.

 

Fonte:
ActuaLitté, edição digital, 09/12/2014
O Globo, edição digital, 04/10/2013
Comunicado de imprensa do Salão do Livro de Paris 2015

 

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

COLóQUIOS E SEMINáRIOS

Salão do Livro de Paris 2015: Brasil homenageado
20/03/2015

CIêNCIAS HUMANAS

As Fontes passionais da Violência
14/08/2014

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]