SAIBA MAIS

Livro e leitura

INFORMAÇÕES GERAIS

quarta, 24/02/2016, 10:30h
Espaço Cultural A Maison

Avenida Presidente Antônio Carlos, 58/11º, 20020-010 Centro, RJ

[+]

Bem-vindos ao espaço cultural A Maison

Após a reforma de mais de um ano, estamos muito felizes de anunciar a reabertura do espaço cultural A Maison no 11º andar do prédio Casa Europa (antiga Maison de France) no  dia 24/02, às 10h30.

O espaço cultural A Maison

Segundo o cônsul geral da França, o espaço cultural A Maison é  “uma contribuição da França ao projeto de revitalização do Centro do Rio de Janeiro“. A Maison conta com a biblioteca multimédia BiblioMaison e, em breve, com um café com produtos franceses, além de um bar Champagne da Perrier-Jouet na varanda. No térreo, funcionam o Cinemaison e o Teatro Maison de France. “Queremos que ‘A Maison’ se torne um lugar imperdível da vida cultural do Rio. Nossa ambição é conquistar o nosso lugar no circuito cultural do centro histórico e contribuir para a revitalização deste bairro, com uma programação franco-brasileira intensa e muito variada,” explica o cônsul, acrescentando que, em breve, o VLT passará na porta do prédio, facilitando ainda mais o acesso.

O espaço oferece também um encontro semanal  “As Quintas da Maison”. Começando no dia 3 de março, todas as quintas-feiras à partir das 18h, vocês estão convidados para um evento musical/debate/gastronomia/poesia-literatura com parceiros culturais cariocas.

A revista VejaRio dedicou um artigo sobre este novo espaço do circuito cultural carioca.

A biblioteca multimédia BiblioMaison

A Bibliomaison conta com mais de vinte mil exemplares de livros físicos, revistas, jornais, CDs e DVDs. Para a bibliotecária Valérie Lengronne, responsável pelo acervo, novos títulos foram adquiridos, inclusive em Português, com o intuito de democratizar o acesso à cultura da França. Através do cadastro na BiblioMaison, o público poderá também ter acesso à biblioteca digital Culturethèque que contém mais de 80.000 documentos em língua francesa: e-books, filmes, documentários, gibis e muito mais!

“Com a reforma atual, o objetivo é atrair não só universitários, mas também todos os interessados pela cultura francesa”, afirma Valérie, acrescentando que o acesso à biblioteca será simples, informatizado e gratuito. O espaço abriga ainda o Campus France – serviço oficial de informações sobre os estudos superiores na França – com atendimento individualizado para estudantes que almejam fazer intercâmbio cultural na França.

Esperamos vocês no dia 24/02 a partir das 10h30 para descobrir o novo espaço!

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

LITERATURA

Ceremônia oficial – Biblioteca Nacional
17/03/2016

COLóQUIOS E SEMINáRIOS

Philippe Urfalino lança livro no Brasil
17/03/2016

COLóQUIOS E SEMINáRIOS

Semana da francofonia no Rio
15/03/2016

OUTROS EVENTOS

A primeira “As Quintas da Maison”
03/03/2016

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]