Artes Visuais

INFORMAÇÕES GERAIS

quarta, 13/10/2010, 0:00h
-

-

[+]

Bate-papo com Laerte e Rafael Coutinho

HQ na Maison

O evento traz dessa vez dois quadrinistas brasileiros para um bate-papo sobre graphic novel (novela em quadrinhos): Laerte e Rafael Coutinho.

Laerte Coutinho (1951), um dos principais quadrinistas do Brasil, é conhecido principalmente por seus personagens Piratas do Tietê, Overman, Hugo dentre outros. Ao lado de Angeli, Glauco e Adão Iturrusgarai, desenhava as tiras da revista Los Três Amigos, a mais célebre revista de quadrinhos underground brasileira.  Hoje, é desenhista do jornal Folha de São Paulo com a tirinha do Hugo, o único personagem que continua a desenhar, que, desde que passou a questionar os imperativos de ter que escolher entre “apenas” dois gêneros, agora se chama Muriel.

É dessa nova fase de Laerte que Muchacha, seu mais novo livro, é fruto. Muchacha narra a história do super-herói Capitão Tigre e da misteriosa cantora de rádio, a Muchacha. Escrita mais como uma novela gráfica que um romance, a história se passa nos bastidores da era do rádio, os anos 1950. Muchacha foi publicada em formato de folhetim em quadrinhos, no jornal e no blog pessoal de Laerte. Outro livro que chamou atenção recentemente foi seu Laertevisão – Coisas que não esqueci (2007), livro autobiográfico sobre sua relação com a televisão. Nesses dois livros, seu filho Rafael Coutinho foi seu colaborador.

Laerte dividirá a mesa com seu filho, Rafael Coutinho (1980) que começou a trabalhar aos dezesseis fazendo o storyboard do filme Bicho de sete cabeças. Produziu curtas-metragens como animador e diretor (Aquele Cara de 2006 e Ao Vivo de 2008), e participou de importantes publicações como quadrinista (Bang Bang, ed. Devir, em 2005 e Contos dos Irmãos Grimm pela ed. Desiderata). Seu último livro, o romance gráfico Cachalote, publicado pela Cia. das Letras em 2010, tornou-se um dos lançamentos mais comentados do ano, com inúmeras resenhas de especialistas em quadrinhos e até em meios literários: trata-se da primeira obra brasileira resultante de uma parceria escritor e desenhista. O roteiro foi escrito em parceria com o jovem autor e tradutor Daniel Galera, ganhador do Prêmio Machado de Assis, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional. Rafael Coutinho também é sócio, ao lado de outros quatro amigos, da loja de design, moda e quadrinhos Cachalote, lugar em que acontecem também exposições de artes plásticas e de quadrinhos independentes.

O Muchacha, de Laerte, será relançado na ocasião.

A moderação do bate-papo será feita por Maria Clara Carneiro.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]