Ciências Humanas

INFORMAÇÕES GERAIS

segunda, 07/06/2010, 0:00h
-

-

[+]

Amor e sexo nos tempos da Internet

Amor e sexo nos tempos da Internet

14h > Credenciamento

15h > Conferência : Amor e sexo nos tempos da Internet
Jean-Claude Kaufmann (Universidade de Paris V, Sorbonne)

16h30 > Diálogo: As fronteiras da relação: novos e velhos discursos sobre a fidelidade
Andrea Moraes Alves (UFRJ)
Jean-Claude Kaufmann
Mediação: Daniela Romão-Dias (PUC-Rio)

É de todo interesse, uma análise sobre a sexualidade no mundo contemporâneo e seus conseqüentes impactos sobre as relações amorosas e conjugais. Anunciam-se hoje diversas possibilidades de envolvimento amoroso numa amplitude que muitas vezes leva à banalização da sexualidade. Antes dotada de angústias e mistérios, ela tornou-se uma espécie de lazer e emancipou-se por completo da relação amorosa. No entanto, o “sexo-lazer” pode ser encarado como mais um lazer entre os outros? Ele tornaria o engajamento conjugal mais difícil e menos necessário nos dias de hoje? E qual o lugar ocupado pela mulher dentro desse novo contexto, marcado pela ressignificação das relações entre amor e sexo? Essas e outras perguntas serão levantadas e debatidas em busca de novas definições a respeito da identidade do sujeito diante das novas formas de afeto.

Jean-Claude Kaufmann é sociólogo e Diretor de Pesquisas do Centre National de Recherche Scientifique e do Centre de Recherche sur les Liens Sociaux da Universidade de Paris V (Sorbonne). Desenvolveu estudos sobre as relações entre casais, sobre a sexualidade e sobre as novas formas de construção familiar, exercendo sempre pesquisas de campo e utilizando a observação direta.  Kaufmann faz uma análise da formação das normas na vida social contemporânea. Nesse sentido, contrapõe as sociedades antigas, dominadas pela reprodução de modelos comportamentais herdados das gerações precedentes, à sociedade contemporânea (a partir de 1960), marcada pela liberdade de escolhas individuais e pela diversidade de comportamentos.

Andrea Moraes Alves possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2008). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia , com ênfase em Antropologia Urbana. Atuando principalmente nos seguintes temas: velhice, cidade, gênero, sociabilidade.

Daniela Romão-Dias é Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, professora adjunta da PUC-Rio, associada ao Fórum do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Interessa-se pelas novas configurações subjetivas e estuda, desde 1995, as relações entre as novas tecnologias, notadamente a Internet, e a subjetividade.

Ciclo Identidade e Referências: novas definições

Programação

04 de Junho de 2010 – Reflexões sobre a questão judaica

07 de Junho de 2010 – Amor e sexo nos tempos da Internet

08 de Junho de 2010 – Metamorfoses do corpo

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]