SAIBA MAIS

Aliança RJ

Literatura

INFORMAÇÕES GERAIS

quinta, 20/02/2014, 19:30h
Rio de janeiro - Auditório da Aliança Francesa

Rua Muniz Barreto, 730 – Botafogo

[+]

A Paixão de Tiradentes

Lançamento do livro de Marc Boisson e Stefânia G. Assunção

A Aliança francesa do Rio de Janeiro recebe o lançamento do livro “A Paixão de Tiradentes”. Escrito pelo francês Marc Boisson, e pela mineira Stefânia G. Assunção, o romance revela os misteriosos bastidores da Inconfidência Mineira sob o olhar de uma mulher apaixonada.

EmA Paixão de Tiradentes”, Teresa, o grande amor do famoso herói revolucionário, deixa como herança, um manuscrito onde conta detalhadamente tudo que presenciou sobre a revolução que tinha tudo para dar certo: “Eu, Teresa de Carvalho, juro por tudo o que me é mais sagrado, que nestas linhas, escritas por minhas mãos, não há uma vírgula que não corresponda à verdade. Rogo ao Senhor de todos nós que um dia alguém resgate minhas palavras e as use para fazer justiça”.

O segredo da santa é descoberto por um estudante francês de partida para o Brasil, que descobre dentro da santa oca, deixada pela mãe que acabara de ser assassinada, uma fortuna em diamantes brutos e um manuscrito que data do século XVIII sobre uma pessoa chamada Xavier. Sem saber o real valor dos papéis que tem em mãos, ele pede ajuda, ainda em terras francesas, à tia radicada em Ouro Preto, Véronique, para entender o que todas aquelas estranhas palavras querem dizer.

A partir daí, o jovem Philippe passa a conhecer Teresa, uma graciosa e misteriosa judia que desembarcara no Rio de Janeiro em busca de uma nova vida…

A obra é baseada em uma cuidadosa pesquisa histórica e apresenta a antiga Vila Rica e a atual Ouro Preto, inserindo o leitor na cidade que resume, para Stefânia, da melhor forma possível, o Estado de Minas Gerais. Nas páginas do romance é possível viajar pelo município que inspira paixões e por muitas das tradições da região, incluindo as movimentadas repúblicas estudantis e a Festa do Doze de Outubro – data em que se comemora o aniversário da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

 

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]